Convocação para o movimento Agita Galera

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 24 de agosto de 2006

qui, 24/08/2006 - 11h07 | Do Portal do Governo

Seis mil escolas públicas terão dia de atividade física amanhã

MARCELA SPINOSA, marcela.spinosa@grupoestado.com.br

Os paulistas estão convocados a combater o estresse. O programa Agita Galera promoverá amanhã, das 8h às 17h, atividades físicas gratuitas. Sessões de ginástica, alongamento, recreação, massagem, entre outros, serão realizadas nas mais de 6 mil escolas públicas do Estado. Mas o evento não se restringe aos estudantes e convida todos aqueles que desejam se exercitar.

O Agita Galera, criado pelo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e pela Secretaria de Estado da Saúde, visa combater o sedentarismo e conscientizar a população sobre a importância de praticar esporte.

O evento acontecerá simultaneamente em 645 municípios paulistas e cada escola terá sua programação. Os 220 mil professores da rede pública foram treinados por videoconferência para aplicar as atividades. Para participar, basta ir à escola estadual mais próxima de sua casa.

Ao entregar os folhetos de divulgação do evento, o Centro de Estudos fez uma pesquisa com os alunos. “Descobrimos que 64% das crianças da rede pública sabem que devemos fazer exercícios cinco vezes por semana, enquanto 36% dos alunos das escolas particulares desconhecem esse dado”, disse o coordenador do Agita Galera, Vitor Matsudo.

O evento faz parte do programa Agita São Paulo, que promove atividades físicas para a população.