Contrato para novos trens de Itapevi sai em setembro

Diário da Região/Osasco

qua, 03/06/2009 - 9h53 | Do Portal do Governo

Empresas têm até 31 de julho para apresentar propostas na licitação

Termina em 31 de julho o prazo para entrega de propostas das empresa interessadas em participar da licitação internacional para renovação da frota da linha 8 Diamante da CPTM, que vai de Itapevi a Júlio Prestes.

Com isso, a companhia espera assinar em setembro o contrato com a empresa vencedora. Caso essa previsão seja cumprida, os primeiros três chegam 13 meses depois, em setembro do próximo ano.

Os prazos estão no edital de licitação, que foi publicado no último dia 27. O material também traz outros detalhes do projeto, que visa transformar a linha em um metrô de superfície, com maior velocidade e menor intervalo entre as viagens.

A empresa vencedora terá que reformar 12 trens e adquirir mais 24 novas composições de oito carros. Em contrapartida, terá o contrato de manutenção de desses 36 trens por 20 anos.

O investimento exigido do vencedor dessa licitação, para a modernização da frota, será de R$ 900 milhões. Pelo contrato de manutenção dos trens, receberá cerca de R$ 200 milhões anualmente.

Ainda de acordo com o contrato, em dois anos todas as unidades estarão entregues. Já os trens novos deverão chegar a partir do 22º mês, em quatro remessas mensais.

Os trens reformado e os novos terão os mesmos equipamentos, incluindo ar condicionado e sistema de monitoramento com câmeras, além de painéis eletrônicos de comunicação e itens de acessibilidade.

A previsão é de que, quando todos estiverem em operação, o intervalo entre os trens seja reduzido de 8 para 5 minutos, nos horários de pico.