Contagem regressiva antifumo

Jornal da Tarde

ter, 28/07/2009 - 8h09 | Do Portal do Governo

Governo instala enormes ampulhetas no Estado para alertar cidades sobre início da lei, dia 7 

Além de campanhas em rádios, jornais, TVs e internet, o governo começou a usar espaços da capital e de cidades do interior para alertar à população sobre o início da lei antifumo no Estado – a partir do dia 7 de agosto. 

Desde ontem, a contagem regressiva para a proibição de se fumar em ambientes fechados conta com a ajuda de imensas ampulhetas de 5,50 metros de altura por 2,5 centímetros de diâmetro.

Na capital, foi instalada uma na Praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, região da Avenida Paulista.

As outras unidades estão em Campinas e Ribeirão Preto, no interior, e Santos, no litoral. À medida que a areia cobre o cigarro, no centro do objeto, vai aparecendo a inscrição “7 de agosto”.

Na próxima sexta-feira, cerca de 500 agentes da Vigilância Sanitária e do Procon realizarão uma megablitz educativa em todas as regiões do Estado.

O objetivo é intensificar as ações de orientação a proprietários e clientes de estabelecimentos comerciais. O governo do Estado informa em seu site que a blitz é para que “todos já estejam conscientes dos principais aspectos e da importância da nova legislação para a saúde’.

Segundo a lei, fica proibido fumar em ambientes fechados, como bares, restaurantes, casas noturnas e outros estabelecimentos comerciais. Mesmo os fumódromos em ambientes de trabalho e as áreas reservadas para fumantes em restaurantes ficam proibidos. A nova legislação estabelece ambientes 100% livres do tabaco. Dessa forma, só é possível fumar dentro das residências, nas vias públicas e em áreas ao ar livre.