Construção de túnel começa em 120 dias

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 27 de dezembro de 2004

seg, 27/12/2004 - 8h58 | Do Portal do Governo

A obra vai ligar as zonas Leste e Noroeste de Santos, com recursos dos governos federal e estadual. Entre outros benefícios, vai facilitar o acesso do turista

MAURÍCIO BUSINARI

As obras de perfuração do túnel que ligará as zonas Leste e Noroeste de Santos terão início em 120 dias, logo após a conclusão do projeto executivo do empreendimento. A garantia é da Construtora OAS, vencedora da licitação para execução das obras.

O levantamento topográfico do túnel, feito por técnicos da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), já está quase concluído. ‘Essa é uma obra fundamental para o desenvolvimento de Santos. Considero não apenas o aspecto técnico, que empregará tecnologia de ponta, mas, especialmente, o cunho social da obra’, afirmou o prefeito Beto Mansur.

‘Com esse túnel, nós teremos a integração de duas regiões importantes da Cidade, além de proporcionarmos a melhoria do sistema viário, criando alternativas para o grande movimento registrado diariamente no Sistema Anchieta/Imigrantes, permitindo o acesso de turistas à nossa orla com mais rapidez e conforto.’

Mansur destacou ainda que a ligação entre as duas regiões contribuirá para o desenvolvimento da Cidade. ‘Estamos pensando no futuro’, argumentou. ‘Com a construção das perimetrais, o acesso ao Porto estará assegurado. Vamos viabilizar também outras alternativas para o turista, que poderá acessar nossas praias vindo diretamente da Imigrantes e passando por São Vicente’, informou.

‘Com o levantamento teremos um perfil completo dos imóveis que poderão ser desapropriados para a expansão das vias de acesso ao túnel, tanto no Marapé como na Vila São Jorge’, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Antônio Carlos Silva Gonçalves, que aguarda a análise do Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), já concluído, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e pelo Ibama.

O túnel será construído sob o Morro do Marapé e terá duas pistas, incluindo espaço para ciclovias, com 1.350 m de extensão. Terá recursos da União e do Estado.