Construção da nova USP começa no 2º semestre

Jornal da Tarde - 19/3/2003

qua, 19/03/2003 - 9h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem a instalação do câmpus da zona leste, que deve oferecer, inicialmente, mil vagas para cursos nas áreas de artes, ciências e humanidades

Em uma cerimônia concorrida, lotada de deputados, vereadores, prefeitos e educadores, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem a instalação do câmpus da Universidade de São Paulo (USP) na zona leste.

A pedra fundamental do projeto será lançada no sábado, às 10h, na área do Parque Ecológico do Tietê. As obras do módulo inicial, com um prédio de salas de aula e um auditório, devem começar no segundo semestre.

‘A universidade tem de estar onde o povo está’, disse o governador, parafraseando Milton Nascimento. Alckmin ainda afirmou que vai revitalizar a linha da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na região do novo câmpus, recuperando os trilhos e renovando equipamentos e vagões.

Segundo o governador, será instalada uma nova estação no local, chamada de USP Leste. O governo também anunciou a abertura de acessos da Rodovia Ayrton Senna para o bairro de Jardim Keralux, onde ficará o câmpus.

De acordo com o reitor da USP, Adolpho José Melfi, serão contratados cerca de cem professores, todos em regime integral, para trabalhar na nova USP. A zona leste terá apenas uma unidade, chamada de Escola de Artes, Ciências e Humanidades (ECHA), com cursos diferentes dos já existentes na Cidade Universitária. ‘Se tivermos arquitetura, por exemplo, será voltada para o urbanismo, ou seja, um outro enfoque’, explicou.

Outras áreas que estão sendo consideradas são ação social, administração, formação de professores, gestão ambiental, turismo, moda e políticas públicas. O câmpus terá inicialmente mil vagas, com previsão de chegar a 20 mil com todas as obras concluídas.

‘O primeiro vestibular deve ser feito no meio ou no fim do ano que vem’, adiantou Alckmin. Segundo ele, o governo vai financiar toda a construção do novo câmpus, que custará, apenas na fase inicial, R$ 40 milhões. O orçamento da USP, que equivale a 5,2% da arrecadação do ICMS do Estado, não deve mudar.

‘A USP será importante para o desenvolvimento e para auto-estima de toda aquela região’, disse Eloi Pietá, prefeito de Guarulhos, na Grande São Paulo, cidade muito próxima do novo câmpus.

Participaram do evento também líderes comunitários da região, como o bispo de São Miguel, d. Fernando Legal. ‘A universidade deixa de ser elitista para ir ao encontro da população’, afirmou o religioso.