Consórcio acerta últimos acordos com vítimas

O Estado de S.Paulo - Terça-feira, 10 de abril de 2007

ter, 10/04/2007 - 12h54 | Do Portal do Governo

De O Estado de S.Paulo

Ontem foram fechados os dois últimos acordos com os familiares dos sete mortos no acidente na obra da futura Estação Pinheiros do metrô, no último dia 12 de janeiro. Os pais e a viúva do motorista Reinaldo Aparecido Leite e a viúva do cobrador Wescley da Silva aceitaram as novas propostas, negociadas no setor de conciliação do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Em pouco mais de uma hora, Thaís Ferreira Gomes aceitou os valores de indenização por danos morais e materiais para ela e para o filho, Kauã Wescley Ferreira da Silva, de apenas 45 dias. ‘Foi um bom negócio, garanto que vai dar conforto ao meu filho’, afirmou Thaís.

A negociação com a família do motorista foi bem mais trabalhosa. A viúva de Leite, Ezilene Gomes Dourado, ficou das 9h30 às 13 horas na sala da audiência. Esperou a conclusão da situação de Thaís para retomar a discussão – reclamava que a indenização por danos materiais teria de ser dividida entre ela, a filha de 11 anos e outros dois filhos de Leite e que o valor referente aos danos morais era muito baixo. Às 15h30 voltaram a negociar e só às 19 horas Ezilene e os pais do motorista, José David Leite e Augusta Maria do Carmo Leite (que vestia o uniforme do filho morto), aceitaram a proposta do Consórcio Via Amarela (responsável pela obra), que aumentou o valor das indenizações aos filhos de Reinaldo. ‘Não foi o que a gente queria, mas aceitamos. Pelo menos diminui o sofrimento.’

‘É uma tragédia que acometeu essas famílias. Precisa de um bom termo. Queremos isso, que as pessoas possam achar solução melhor que um juiz impondo uma decisão que pode levar 20 anos’, disse a juíza responsável pela mediação das audiências, Maria Lúcia Pizzotti.

O diretor de Assuntos Corporativos do Metrô, Sérgio Avelleda, afirmou que a conclusão dos acordos ‘traz a tranqüilidade de que o que nós temos a obrigação de fazer foi cumprido’.

As outras vítimas do acidente são Cícero Augustinho Silva, Valéria Marmit, Márcio Alambert, Abigail de Azevedo e Francisco Sabino Torres.