Conservatório de Tatuí inscreve para festival

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 20 de janeiro de 2005

qui, 20/01/2005 - 9h43 | Do Portal do Governo

O Brasil Instrumental recebe inscrições até o dia 25. Evento será realizado de 11 a 20 de fevereiro

Testes que se encerram no dia 25 vão dar a músicos instrumentistas desconhecidos uma grande oportunidade. A de participar de um festival consagrado, o Brasil Instrumental, promovido pelo Conservatório de Tatuí, a 154 quilômetros de São Paulo, de 11 a 20 de fevereiro.

O festival, em sua quinta edição, não se limita aos novatos. Nele também se apresentam nomes consagrados da MPB. Nos últimos anos, o público assistiu a apresentações de Hermeto Paschoal, Danilo Caymmi, João Donato, Mônica Salmaso e Yamandú Costa, entre outros.

São, na verdade, três momentos distintos. Os novatos selecionados (veja abaixo) participam de um evento ligado ao festival, a Mostra Brasil Instrumental. Dez grupos – os selecionados – se apresentam em cada um dos dez dias do festival, sempre ao meio-dia. No ano passado, as apresentações foram gravadas em um CD – sem custo para os músicos, que será lançado na mostra deste ano.

O segundo momento envolve músicos profissionais, esperados de vários pontos do País. O Brasil Instrumental oferece a eles oficinas técnicas e grupos de trabalho grátis, que duram o dia inteiro, nos dez dias do evento.

Por fim, sempre às 20h30, nos dez dias, os músicos consagrados fazem seus shows, no Teatro Procópio Ferreira, dentro do conservatório. Esses shows – gratuitos – têm atraído cerca de 4.500 pessoas. As atrações deste ano ainda não foram divulgadas.

A direção do conservatório diz que o festival é o único do País em que músicos nacionais tocam apenas música brasileira. O festival quer fortalecer o gênero instrumental, ‘invariavelmente excluído do mercado brasileiro’. O evento foi criado pelos professores Paulo Braga e Paulo Flores, do setor de MPB/Jazz.

O Conservatório de Tatuí completou 50 anos no ano passado. Tem 3.500 alunos e formou músicos que hoje estão nas melhores orquestras sinfônicas do País.

Os novatos devem fazer sua inscrição por carta e mandar junto um CD com no máximo três músicas gravadas. Até dia 25. Endereço: Rua São Bento, 415. CEP 18270-820. Informações: (15) 3251-4311.