Conjunto habitacional inteligente tem até net

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 18 de julho de 2005

seg, 18/07/2005 - 8h52 | Do Portal do Governo

Lilian Primi

O Qualihab, programa de qualidade da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) conseguiu fechar um acordo com a Eletropaulo para oferecer acesso à rede mundial de computadores (internet) por meio da tomada elétrica. Inédita no Brasil mesmo em condomínios de alto padrão, a nova tecnologia está disponível no conjunto habitacional da Mooca, a ser entregue até o final do mês, que está servindo como piloto. É o primeiro conjunto habitacional inteligente da CDHU.

O futuro morador vai poder acessar a internet a partir de qualquer tomada dos 524 apartamentos, seja na sala, no banheiro ou no quarto. ‘Só precisa de um pequeno modem para separar os sinais, que custa menos de R$ 100 no mercado. Dependendo da negociação que for feita com o provedor, esse modem pode sair de graça’, diz Rafael Pillegi, diretor do Qualihab.O CDHU vai orientar os moradores nessa negociação.

Pillegi diz que o objetivo da CDHU nesse conjunto é reduzir ao máximo os custos de pós-ocupação, para evitar a inadimplência. O PLC, ou Power Line Comunication, tecnologia implantada pela Eletropaulo nas cinco torres, viabiliza a leitura individualizada, controle e corte à distância dos consumos de água, luz e gás.

‘O sistema permite que os sinais de telefone, tevê, voz e texto sejam transmitidos pela rede elétrica comum, dispensando outros tipos de cabo ou antena’, explica o diretor. Os dados de leitura serão transmitidos pela rede elétrica. ‘A leitura individualizada reduz o consumo em até 30%. E tem também a redução de 8% no custo final da obra, em função da dispensa de cabos e tubulações’, diz o diretor.

Os testes da ligação com a rede mundial de computadores foram feitos a partir de uma parceria com a Net, que ligou o condomínio à Vírtua. ‘A Net também doou um computador robusto, um Pentium 4, que vai encabeçar a rede’, explica o diretor. Pillegi diz que está finalizando o acordo com uma outra empresa, para a doação de outros 16 ou 20 computadores. ‘Para montar a rede para uma lan house’. A sala vai atender aos moradores que não têm computador. ‘Pretendemos ainda distribuir um CD virgem para cada família, que servirá como um caderno virtual.’

O custo para jogar o sinal do provedor na rede elétrica é quase zero. E a Eletropaulo, por se tratar de um piloto, não está cobrando taxa extra. Pillegi disse que ainda não tem idéia de quanto irá custar o contrato coletivo de assinatura do provedor. ‘Não há nada parecido em funcionamento que possa servir de referência. Só sabemos que é muito mais barato do que o convencional.’

O programa do Qualihab ainda prevê a inclusão de sinal de TV a cabo (o que irá acontecer até o final deste ano) e de telefone digital (no ano que vem).