Confira as vagas para os cursos técnicos

Agora

qui, 28/05/2009 - 8h07 | Do Portal do Governo

As inscrições para uma parte das vagas em cursos técnicos gratuitos anunciadas, na última terça-feira, pelo governador José Serra estarão abertas de 5 a 19 de junho.

Para participar, é preciso estar matriculado a partir do 2º ano do ensino médio ou já ter concluído o ciclo. O cadastro deve ser feito no www.vestibulinhoetec.com.br.

O candidato deverá preencher a ficha de inscrição eletrônica e imprimir o boleto bancário para pagamento da taxa de R$ 20. O valor deverá ser pago em dinheiro em qualquer agência bancária.

O programa é um convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria de Estado da Educação e a Prefeitura de São Paulo. As aulas serão ministradas em salas de escolas estaduais e também em dez unidades dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital, que trabalharão com a Etec (Escola Técnica) mais próxima, que será responsável pelos cursos.

A prova de seleção será aplicada em 12 de julho. Segundo o Centro Paula Souza, o exame terá 40 questões de múltipla escolha (20 de português e 20 de matemática), de acordo com o conteúdo do ensino fundamental.

A duração dos cursos é de três semestres e o início das aulas está marcado para o dia 3 de agosto.

O objetivo do convênio é ampliar as chances de quem ingressa no mercado de trabalho. Pesquisa anual do Centro Paula Souza indica que 77% dos egressos de cursos técnicos estão empregados.

Inclusão

A seleção contará com o sistema de pontuação acrescida, que concede bônus de 3% a estudantes afrodescendentes e de 10% aos alunos da rede pública. Caso o aluno se enquadre nas duas situações, receberá 13% de bônus.

Para ter direito ao benefício, esses candidatos deverão indicar a situação na inscrição –as informações de escolaridade deverão ser comprovadas no ato da matrícula, com documentos.