Concurso para professor: exame é dia 11 de setembro

Jornal da Tarde - Terça-feira, 23 de agosto de 2005

ter, 23/08/2005 - 10h50 | Do Portal do Governo

Pelo menos 154 mil pessoas vão disputar 15.308 vagas de professores na rede estadual (dez candidatos por vaga). São 10.268 vagas para professores de 1ª a 4ª séries, 4.930 vagas de educação física e 110 de filosofia

Camila Anauate

Um dos concursos públicos mais concorridos do Estado já tem data marcada. No dia 11 de setembro, pelo menos 154 mil pessoas disputarão 15.308 vagas para professores da rede estadual de ensino. Tão concorrido como um vestibular, o concurso tem uma relação média de 10 candidatos por vaga.

Na última prova, em 2003, havia cerca de 7 inscritos para cada vaga. De acordo com balanço divulgado pela Cesgranrio, dos 154 mil candidatos que haviam realizado a inscrição até a última quarta-feira, 70 mil usaram a internet e outros 84 mil, os Correios. Os dados de quinta e sexta-feira, os dois últimos dias da inscrição, ainda não foram processados.

A Secretaria de Estado da Educação oferece 10.268 vagas para professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental (educação básica 1). Para dar aulas de educação física a turmas de 5ª a 8ª séries e ensino médio (educação básica 2) há 4.930 vagas e outras 110 para filosofia. Os salários são de R$ 1.000,65 para uma jornada semanal de 30 horas.

Quem tem apenas o ensino médio poderá concorrer às vagas para professores de 1ª a 4ª séries. Uma liminar expedida pela 9ª Vara da Fazenda Pública deferiu o pedido do Centro do Professorado Paulista CPP, contrário à exigência do diploma de nível superior para esses candidatos, o que permitiu a inscrição e participação no exame de candidatos sem curso superior. A secretaria diz que vai esperar o juiz decidir se os aprovados sem curso superior devem ser nomeados para entrar com recurso.

Estabilidade é a maior atração

Os profissionais que pela primeira vez prestam o concurso garantem que estabilidade é o principal motivo para entrar na disputa. ‘É emprego garantido’, observou Lucas Alvarenga, 22 anos, estudante do último ano de educação física.

Expectativa e preparo

Para garantir desde já a segurança, Lucas está se preparando para a prova no Curso Solução. ‘É preciso ter um direcionamento no estudo.’ A professora da rede particular Camila Aparecida Garcia, 24 anos, também irá encarar a prova pela primeira vez e já participa das aulas no Curso Solução.

‘Tenho que aproveitar porque um concurso como esse só daqui a cinco anos’, avaliou. Já Alessandra Valverde, 32 anos, bacharel em educação física desde 1995, voltou à Unicamp no ano passado para fazer o curso de licenciatura, exigido no concurso. Depois de quatro anos parada, Alessandra resolveu voltar a estudar só para passar no concurso público. ‘Estudo à noite e nos fins de semana, pesquiso a bibliografia. Faço tudo pela minha segurança e da minha família.’