Concurso para oficiais da PM

Jornal da Tarde - Segunda-feira, dia 28 de agosto de 2006

seg, 28/08/2006 - 11h08 | Do Portal do Governo

Academia seleciona para 180 vagas no Curso de Formação de Oficiais; inscrição até 17 de setembro

Marilena Rocha

Uma nova oportunidade para os interessados em se tornarem oficiais militares. A Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB-SP) vai promover um concurso para o preenchimento de 180 vagas no Curso de Formação de Oficiais de 2007. As inscrições vão até 17 de setembro.

Desta vez, as vagas são exclusivas para homens e uma das exigências é que os candidatos estejam cursando o último ano ou já tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Outras restrições: ter no máximo 26 anos até 31 de dezembro e ser solteiro. Exceção, no primeiro caso, para policiais militares e no segundo, praça de carreira. E mais: ter, no mínimo, 1,66 de altura, descalço.

É preciso comprar o Manual do Candidato da Fuvest 2007 por R$ 9 em agências credenciadas do Banespa. E pagar a taxa de inscrição de R$ 100, em qualquer agência bancária.

A ficha de inscrição, devidamente preenchida, deve ser entregue nos dias 10 e 17 de setembro em um dos locais relacionados no Manual da Fuvest.

O concurso, a cargo da Fuvest, envolve quatro fases. Na primeira, os inscritos serão submetidos a um exame de conhecimentos gerais. Língua portuguesa é a prova da segunda etapa, seguindo-se o exame psicológico, de caráter eliminatório.

Nessa fase serão verificados os graus de controle emocional, ansiedade, impulsividade, domínio psicomotor, autoconfiança e, entre outros itens, resistência à frustração.

Ainda na terceira etapa serão examinados olhos e dentes dos inscritos, que não poderão apresentar cáries, fístulas ou lesões dos tecidos moles. Todos os candidatos convocados para essa fase serão submetidos a exame toxicológico.

Na quarta fase haverá investigação social (vida pregressa e atual).