Concertos para jovens

Vale Paraibano - 23/5/2002

sex, 24/05/2002 - 11h32 | Do Portal do Governo

Secretaria de Estado da Educação abre em Aparecida projeto que vai incluir apresentação de música erudita para alunos do Ensino Médio

São José dos Campos – Pegando embalo nas comemorações dos 80 anos de Arte Moderna no Brasil, a Secretaria de Estado da Educação lança mais um segmento do projeto Jovem Protagonista e leva apresentações com o melhor da música erudita para 30 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino. ‘Sinfonia – Concertos para Jovens’ é uma parceria entre a secretaria e a Fundação Padre Anchieta, de São Paulo.

Serão 48 apresentações, dentre as quais 12 com os 60 componentes da Orquestra Sinfônica da rádio e TV Cultura, 18 com os 23 músicos das orquestras de câmara e outras 18 com os quintetos de sopro e cordas, que estarão hoje em São José dos Campos. A apresentações se estenderão ainda por São Roque, Bragança Paulista, Limeira, Itapetininga, Sorocaba, Capivari e Campinas, além da capital.

Com o objetivo de dar acesso à música clássica ao jovens, o projeto pretende alargar os horizontes culturais de alunos que nem sempre têm contato com esse tipo de manifestação artística.

‘Nosso intuito é fazer com que esses jovens tenha acesso a algo mais que pagode ou axé. A música erudita é fundamental para a formação cultural do ser humano e todos têm o direito de ter contato com essa arte’, afirma Plínio Rhigon, um dos coordenadores do projeto.

Segundo ele, os concertos servem de incentivo para a descoberta de uma nova profissão. ‘É possível que através de uma apresentação dessas esses alunos tomem gosto pela música clássica e venham a ser futuros músicos’, disse Rhigon.

Para a coordenadora da orquestra, Angela Vocov, o projeto só tem a engrandecer os conhecimentos artísticos e culturais dos adolescentes e aumentar sua bagagem cultural.

Início – A abertura aconteceu ontem na Basílica Nacional, em Aparecida e reuniu cerca de 4.000 alunos das diretorias de ensino de Pindamonhangaba, São José dos Campos, Guaratinguetá, Jacareí e Taubaté.

Com presença do Secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, o evento lançou oficialmente o projeto.

‘O Governo do Estado de São Paulo entende que a arte é, sem dúvida, parte integrante do vasto processo de aprendizado.’, disse o secretário. Ele afirmou que a música capacita o indivíduo, uma vez que desenvolve características essenciais à construção de sua personalidade, como a criatividade, o raciocínio lógico, a expressividade, a sensibilidade e tantas outras características fundamentais ao sucesso de sua vida pessoal e profissional.

Hoje a apresentação é do Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica da Rádio e TV Cultura, no auditório da Univap (Universidade do Vale do Paraíba). Serão duas apresentações para 800 alunos da rede de ensino da cidade e para mais 200 da Univap, uma às 10h30 e outra às 15h.

O quinteto é formado pelo violinista Uwe Kleber e Glaucia Peruchi, o vilonista Hector Pace. No violoncelo estará Gustavo Lessa e no contrabaixo Thibault Delos. O repertório traz peças de Boccherine, Albioni, Mozart, Charpentier, Bach entre outros.

O Teatro Univap fica na praça Cândido Dias Castejon, no centro da cidade.