Companhia apresenta coreografias no Alfa

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 4 de novembro de 2008

ter, 04/11/2008 - 9h26 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

Enquanto o futuro QG da São Paulo Companhia de Dança não fica pronto, mais de 40 bailarinos preparam-se para a estréia do segundo espetáculo do grupo, em sua sede provisória, no Bom Retiro.

A responsabilidade, agora, é ainda maior. A companhia nascida há poucos meses vai apresentar dois grandes balés da história da dança: “Serenade”, de George Balanchine, e “Les Noces”, de Bronislava Nijinska.

Ambas só foram dançadas no Brasil até hoje pelo Balé do Teatro Municipal do Rio, a companhia mais antiga do país.

O teste de força coreográfica tem pré-estréia na próxima quinta-feira, no teatro Alfa, onde o grupo faz apresentações até domingo. Depois, dos próximos dias 20 a 23, a companhia repete o programa no teatro Sérgio Cardoso.

Tanto a remontagem de “Serenade”, peça de 1935 que foi o primeiro balé criado pelo russo Balanchine ao se mudar para os Estados Unidos, como a de “Les Noces”, obra de 1923 que é um dos marcos do modernismo na dança, levam a assinatura de dois especialistas.

“Serenade” foi erguida por Ben Hugs, ex-bailarino do New York City Ballet, que hoje faz parte dos remontadores da BalanchineTrust, entidade que cuida do legado do coreógrafo.

Já “Les Noces” foi remontada pela portuguesa Maria Palmerim, a mesma que cuidou da montagem do balé no Teatro Municipal do Rio há dez anos.

A companhia recebeu a visita, na semana passada, da neta de Nijinska, a americana Natalie Raetz, que aprovou o ensaio que viu. “Foi excelente, este grupo tem ritmo e entrega, tão necessários a este balé que é visceral”, disse Raetz, que conviveu com a avó na infância.

(AP) SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Quando: qui, às 21h (pré-estréia para assinantes); qui. a sáb, às 21h; dom., as 18h

Onde: teatro Alfa (r. Bento Branco de Andrade Filho, 722, tel.: 0/xx/11/ 5693-4000)

Quanto: R$ 30 a R$ 80

Classificação indicativa: livre