Comitê aprova 22 projetos ao Paraíba

Vale Paraibano - Quinta-feira, dia 27 de abril de 2006

qui, 27/04/2006 - 11h09 | Do Portal do Governo

Santa Branca

A Câmara Técnica do Comitê das Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul aprovou ontem 22 projetos, em um total de R$ 2,3 milhões, para serem executados por municípios, entidades ambientais, fundações e universidades da região.

Os projetos são para ações que visam a despoluição e preservação ambiental do rio e deverão ser repassados pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) até o final do ano.

A reunião técnica do comitê foi realizada em Santa Branca e teve a participação de técnicos e representantes de prefeituras e entidades ligadas ao órgão.

O coordenador do comitê, Edilson de Paula Andrade, afirmou que os projetos aprovados serão formalizados pela câmara técnica e enviado ao Fehidro.

A previsão é que os contratos para a liberação dos recursos ocorram somente após as eleições de outubro. Segundo Andrade, foram analisados em torno de 30 projetos, mas algumas propostas foram rejeitadas por problemas técnicos.

Foram aprovados entre outras propostas a liberação de verbas para a execução de ações de educação ambiental, para projetos de saneamento básico, de reflorestamento, para obras de drenagem e de gestões hídricas.

Os municípios de Piquete, Areias, Potim, São José dos Campos, Guaratinguetá, Lavrinhas, Paraibuna e Jacareí, além de entidades como a Fundação Cristiano Rosa, de Piquete estão entre os contemplados pela câmara técnica do Comitê de Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul.