Comemore no palco, no trem… ou em casa

Jornal da Tarde - Quinta-feira, dia 13 de julho de 2006

qui, 13/07/2006 - 11h19 | Do Portal do Governo

Shows pelos quatro cantos da cidade (até numa estação de trem) e especiais na TV e internet serão o combustível para as festividades do Dia Mundial do Rock

Imagine reunir no mesmo palco nomes como U2, Paul McCartney, Queen, Neil Young e Elton John. Em 13 de julho de 1985, o concerto beneficente Live Aid (com shows simultâneos em Londres e Filadélfia) teve o privilégio de receber os grandes nomes do cenário da música mundial – para arrecadar fundos para a pobre Etiópia. A data ficou conhecida como o Dia Mundial do Rock e, nos anos seguintes, festas e apresentações por todo mundo levaram a tradição adiante.

Para manter a chama roqueira de pé, a cidade de São Paulo acenderá uma programação especial para celebrar o dia. No Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000, Paraíso, 3383-3402), no projeto Quinta na Faixa, o grupo de rock experimental Gianoukas Papoulas tocará a partir das 19h, na sala Adoniram Barbosa, músicas de seus três trabalhos. O repertório será calcado no mais recente álbum, Panorâmica. A entrada é franca e é necessário retirar o ingresso uma hora antes.

Outro programa inusitado é o que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizará. Quem for usuário dos trens nos horários entre 18h e 19h poderá curtir gratuitamente dois shows de rock na estação Brás (Praça Agente Cícero, s/nº), no projeto chamado de Rock nos Trilhos, na sua terceira edição. As bandas Coffe Rock (uma mescla do classic rock com o blues dos anos 50) e os Grilos Barulhentos (com covers dos anos 50 e repertório próprio) se apresentarão em um palco montado especialmente para o evento. Quem estiver nas imediações e não for usuário dos trens, mas mesmo assim quiser curtir os shows, basta adquirir o bilhete por R$ 2,10. Já para os metaleiros, o Manifesto Bar (Rua Iguatemi, 36, Itaim Bibi, 3168-9595) terá como atração principal a banda Henceforth, com integrantes do Shaaman, às 22h. O ingresso custa R$ 15 e o show terá como convidado especial Andreas Kisser, guitarra do Sepultura, entre outros.

Para quem preferir comemorar em casa, ao som dos discos que recomendamos acima, também é possível interagir e fazer parte das comemorações. O canal a cabo GNT transmitirá o especial Imagine, de John Lennon, às 21h. Dia 14, no mesmo horário e canal, mais uma vez John, agora com Yoko, são os protagonistas do documentário John & Yoko: Uma Chance à Paz.

Na internet, o site da gravadora Deckdisc (www.deckpod.com.br) lançará o primeiro dualdisc digital. São 14 músicas e 12 clipes do segmento pop rock selecionado do seu catálogo. Quem comprar qualquer faixa, ganha de brinde o novo single da banda hardcore Dead Fish, Obrigação.