Começar pelas mais fáceis é uma boa estratégia, diz coordenador da Unicamp

Portal G1 - Quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

qua, 09/01/2008 - 14h19 | Do Portal do Governo

Portal G1

Começam neste domingo (13) as provas da segunda fase do vestibular 2008 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp buscar). Durante quatro dias de exame, os 14.428 vestibulandos convocados terão de resolver uma série de questões discursivas e mostrar na capacidade de argumentar as respostas com clareza que são os melhores. 

 

O G1 entrevistou o coordenador do vestibular, professor Leandro Tessler, e elencou algumas dicas fundamentais para se dar bem na prova:

Começar respondendo as mais fáceis

Uma das estratégias para se dar bem na prova, segundo Tessler, é resolver primeiro as questões mais fáceis, já que todas são divididas em dois itens e eles têm o mesmo peso (cada item vale dois pontos).

Segundo ele, o exame terá 12 questões discursivas por disciplina e cada questão terá sempre dois itens para serem respondidos. “Antes, os itens eram variados. Agora são apenas dois itens por questão e cada um vale dois pontos. Por isso, começar pela questão mais fácil é uma boa estratégia”, orientou. 

Clareza nas respostas

Tessler reforça, no entanto, que a “clareza” na capacidade de elaborar uma resposta é uma das qualidades que a Unicamp procura nos vestibulandos. Mesmo que a pergunta pareça óbvia, a orientação do professor é que o candidato responda a questão de forma objetiva e não “encha o texto de lingüiça”, elaborando respostas genéricas e demonstrando falta de conhecimento.

“O candidato não vai ganhar nada a mais enchendo uma resposta com coisas que não são importantes ou que não foram pedidas. Aliás, isso pode até ter um efeito contrário, já que quanto mais o vestibulando escreve, mais ele está exposto a erros”, disse Tessler. 

 Vestibular começa na 2ª fase

Segundo Tessler, o vestibular começa, de fato, com as provas da segunda fase. “A prova da primeira fase passa uma peneira grossa nos candidatos, mas ela é uma prova mais fácil, de abordagem mais simples. A segunda fase é mais seletiva, tem um nível de dificuldade maior e é aí que começa a avaliação”, disse o coordenador do vestibular, que afirmou que a Unicamp procura manter um padrão homogêneo de dificuldade no exame.

Questões fáceis, moderadas e difíceis

“Temos uma parte de perguntas difícies, outra com perguntas moderadas e outra igual com perguntas fáceis, já que a prova é igual para todo mundo e seleciona candidatos para todos os cursos. As questões mais difícies selecionam os novos alunos dos cursos mais concorridos e as questões mais fáceis selecionam os alunos para os cursos menos concorridos. É assim que funciona”, afirmou o professor.

Como cada dia de prova terá duas disciplinas, o candidato terá de resolver 24 questões discursivas por dia e para isso terá quatro horas. “São dez minutos, em média, para resolver cada questão. O tempo é suficiente”, disse Tessler.

Calendário e locais de prova

As provas da segunda fase serão aplicadas de domingo a 16 de janeiro. Os candidatos farão provas dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, ciências biológicas, química, história, física, geografia, matemática e inglês.

Os candidatos devem chegar ao local de prova às 13h e os portões fecham às 13h45. O exame começa às 14h. As provas de aptidão, para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais, dança, música e odontologia acontecem em Campinas e Piracicaba, entre 21 e 24 de janeiro.

Aprovados na 1ª fase  
Locais de prova

Calendário de provas
Data Provas
13/1, domingo, das 14h às 18h Português e biologia
14/1, segunda-feira, das 14h às 18h Química e história
15/1, terça-feira, das 14h às 18h Física e geografia
16/1, quarta-feira, das 14h às 18h Matemática e inglês

A divulgação da lista de aprovados está prevista para o dia 7 de fevereiro de 2008 e a matrícula deve ser feita dia 12 de fevereiro.