Começam hoje obras de 2 estações do metrô

O Estado de S. Paulo - Quarta-feira, 31 de março de 2004

qua, 31/03/2004 - 9h40 | Do Portal do Governo

Linha 2, da Ana Rosa à Vila Madalena, terá as paradas Chácara Klabin e Imigrantes

Angélica Freitas

Começam hoje as obras de ampliação da Linha 2 do Metrô, que liga a Vila Madalena, na zona oeste, a Ana Rosa, na zona sul. O trecho ganhará duas estações: Chácara Klabin e Imigrantes, que devem ficar prontas em dois anos.

Os trabalhos começam de manhã, após o governador Geraldo Alckmin (PSDB) acionar a máquina que vai perfurar o poço inicial.

Serão 2,9 quilômetros de obras. Os trabalhos na Linha Verde não devem levar à desapropriação de casas ou terrenos nem atrapalhar o trânsito da capital:

haverá pouca interferência na superfície, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano (Metrô).

Ainda sem data para começar, a segunda etapa terá 2,3 quilômetros de extensão e vai ampliar o trecho até os bairros Ipiranga e Sacomã, na zona sul.

O projeto prevê também a construção de um pátio de manutenção de trens.

Ao todo, serão investidos R$ 462 milhões, dos quais R$ 111 milhões já estão liberados para este ano.

A Linha 2, que passa na região da Avenida Paulista, transporta cerca de 300 mil pessoas por dia. O Metrô calcula que, com as estações Chácara Klabin e Imigrantes (no Ipiranga) funcionando, haverá acréscimo de 60 mil passageiros.

Com a ampliação até o Sacomã, a linha deve atender também moradores de municípios do ABC paulista. O número de trens – atualmente circulam 11 composições – será duplicado.

LINHA 4 – No mês que vem, mais obras: serão iniciados os trabalhos da Linha 4 (amarela), que ligará a Vila Sônia à Estação da Luz e terá integração com a Linha 7 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) na Estação Pinheiros. A linha, que terá 12,8 quilômetros, não deve ficar pronta nesta administração, de acordo com a assessoria do Metrô.

Serão 11 estações no total: Morumbi, Três Poderes, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis, República e Luz.