Começa obra de escola técnica no Carandiru

Jornal da Tarde - Domingo, 4 de setembro de 2005

seg, 05/09/2005 - 12h26 | Do Portal do Governo

O pavilhão 4 do antigo presídio será reformado para a instalação de uma escola do Centro Paula Souza e de um centro de inclusão digital do Programa Acessa São Paulo, do governo do Estado

Mais uma Escola Técnica Estadual ETE começa a nascer em São Paulo. O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem o início das obras da terceira fase do Parque da Juventude, no Carandiru, Zona Norte. O pavilhão 4 será reformado para a instalação de uma escola técnica do Centro Paula Souza e de um centro de inclusão digital com acesso gratuito à internet, do Programa Acessa São Paulo. As obras devem ser concluídas até junho do ano que vem.
Será reformado, também, o pavilhão 7, onde estarão o Instituto de Promoção da Saúde e o Centro de Cultura. Nesse prédio haverá um centro de integração, conscientização e divulgação de terapias com base na medicina holística, voltado à formação de profissionais, além de dança, música, artes cênicas e restauro. Os outros prédios foram demolidos.

Entorno do parque deve ser reformado

Essa é a última fase da transformação da antiga Casa de Detenção do Carandiru em área de lazer. Está prevista também a reurbanização do entorno do Parque da Juventude. O investimento será de R$ 40,8 milhões.

Em julho, os pavilhões 2 e 5 foram implodidos. Na área, deve ser construído, ainda, o Pavilhão de Exposições. Essa obra já foi autorizada pelo governador e o edital deve ser publicado ainda este mês. E há ainda a previsão da instalação de um teatro próximo aos pavilhões, em parceira com a iniciativa privada.

A primeira fase do parque foi entregue em setembro de 2003, com quadras, pistas de skate e pista de caminhada, entre outras instalações voltadas para o esporte.

Já a segunda fase, batizada de Parque Central, foi inaugurada em setembro do ano passado. Essa é a maior parte do parque, com um bosque de Mata Atlântica recuperada, árvores frutíferas e caminhos para passeio. Ao todo, o Parque da Juventude terá área de 300 mil metros quadrados.