Começa obra da USP Zona Leste

Jornal da Tarde - Terça-feira, 4 de maio de 2004

ter, 04/05/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

A USP da Zona Leste vai sair do papel. Amanhã, dia 5, será aberto o canteiro de obras para a construção do campus. O contrato foi assinado em abril e, nesta primeira etapa, será erguido o Núcleo Inicial – um prédio com salas de aula, laboratórios básicos e de informática, além de acomodação para os professores. O custo da obra, prevista para durar oito meses, está estimado em cerca de R$ 3 milhões.

O núcleo será complementado por outra unidade, o Centro de Apoio Técnico (CAT), em fase final de licitação. No CAT deverá funcionar o setor administrativo, e a área de suporte para os cursos. De acordo com a assessoria de imprensa da USP, as 1.200 vagas do novo campus estarão incluídas no vestibular Fuvest 2005. A USP da Zona Leste está sendo construída numa área vizinha ao Parque Ecológico do Tietê, entre a Rodovia Ayrton Senna e a linha F da CPTM.

A instituição inovou ao aprovar carreiras que não existem em qualquer outra universidade do País, entre elas Gerontologia, Bacharelado em Tecnologia Têxtil e Gestão em Políticas Públicas. Ao todo serão 12 cursos. Os projetos e estudos foram também motivados pelo estatuto da instituição, que não permite a repetição de cursos já oferecidos em campus de São Paulo.

Enquanto os prédios são construídos, uma casa na Rua Professor Antônio de Castro Lopes foi alugada pela universidade. Ela tem funcionado como espaço para cursos de aperfeiçoamento e extensão, além de base dos engenheiros e arquitetos que participarão da implementação do novo campus. Fora os cursos para aperfeiçoamento de professores, a USP oferece no espaço aulas de capacitação voltadas à população local, para formar funcionários que queiram trabalhar na obra. Também ocorrem, por meio de uma parceria com o Sebrae, cursos diversos de capacitação de pequenos empreendedores ou cooperativas locais que queiram desenvolver seus próprios negócios. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente ou pelo telefone 6131-0499.