Começa hoje a matrícula antecipada nas escolas

Jornal da Tarde - Sexta-feira, dia 1º de setembro de 2006

sex, 01/09/2006 - 11h39 | Do Portal do Governo

Inscrição é para alunos da 1ª série

Começa hoje a matrícula antecipada nas escolas estaduais e municipais. Os pais das crianças que vão cursar a 1ª série do ensino fundamental no ano que vem devem procurar a Emef mais próxima de suas casas para fazer a reserva da vaga. Eles têm até o dia 29 para efetuar o cadastramento.

Na Capital, pais de alunos do ensino infantil (pré-escola) estão dispensados de fazer o cadastramento – porque já o fizeram entre os dias 1º a 14 de agosto na própria Emei. A reserva, no entanto, deve ser feita por todos aqueles que têm filhos com 6 anos completos, ou que vão completar até o final de 2006, e que estão fora da rede pública de ensino. Os pais devem procurar uma escola municipal ou estadual, de ensino fundamental e médio (não pode ser Emei, nem creche), levando a certidão de nascimento ou o RG da criança e comprovante de endereço. A vaga é reservada por sistema online e a escola entrega para o responsável um comprovante de matrícula. Crianças com mais de 8 anos e adolescentes que nunca freqüentaram a escola também podem fazer a inscrição nesse prazo.

O objetivo da reserva antecipada é garantir vaga para as crianças perto de suas residências e evitar filas. Contudo, os pais não podem fazer, no ato do cadastramento, a opção por uma escola em especial. De setembro a novembro, as secretarias municipal e estadual de Educação vão fazer o planejamento das vagas. No caso das crianças que estão fora da rede pública de ensino, os pais serão avisados por carta em que escola eles devem efetivar a matrícula. Aqueles que já têm filhos na pré-escola devem confirmar a matrícula a partir de 28 de novembro.

As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-770-0012 ou pelo e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br.