Começa colheita de café a cinco minutos da Paulista

Jornal da Tarde

qua, 09/06/2010 - 8h07 | Do Portal do Governo

A cinco minutos da Avenida Paulista, produtores e pesquisadores deram início ontem à colheita do café plantado no Instituto Biológico, na Vila Mariana, na zona sul. A ação marca o início da safra do café no Estado de São Paulo, que se estende até setembro. O que for colhido no instituto será destinado ao Fundo Social de Solidariedade, coordenado pela primeira-dama do Estado, Deuzeni Goldman.

O cafezal da Vila Mariana tem capacidade para produzir até uma tonelada. Para o especialista em café Ensei Uejo Neto, o fato de o fruto estar plantado na capital, onde a poluição é maior do que no interior, não altera a qualidade do produto.

Desde 2006, o cafezal marca o início da safra em São Paulo. Atualmente, o Estado São Paulo é o terceiro principal produtor do café no País – perde para Minas Gerais e Espírito Santo.

Segundo o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o fruto movimenta R$ 1 bilhão em toda a economia paulista. A expectativa para este ano, segundo o governo é que a safra cresça 27% na comparação com 2009.

Além de palco do início da colheita, o Instituto Biológico sediou pela primeira vez o concurso de Miss Café da República de Vila Mariana. Dez candidatas desfilaram para o corpo de jurados, composto, entre eles, pela primeira-dama Deuzeni Goldman e pelo secretário João Sampaio. A vencedora foi a modelo e estudante Liliane Oliveira, de 22 anos.