Começa amanhã a campanha contra paralisia infantil

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 4 de junho de 2004

sex, 04/06/2004 - 9h50 | Do Portal do Governo

A meta é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos e atualizar as vacinas em atraso. Serão 14 mil postos de vacinação em todo o Estado; 1.181 na Capital, atendendo das 8h às 17h no sábado e no domingo

Começa amanhã em todo o Estado a primeira fase da campanha de vacinação contra a poliomielite, para imunizar as crianças menores de 5 anos. A meta é vacinar 95% das crianças e atualizar as vacinas em atraso. Por isso, os pais devem levar a carteira de vacinação dos filhos, para que seja verificada a data em que tomaram a última dose.

Serão 14 mil postos em todo o Estado, e 1.181 na Capital, atendendo das 8h às 17h, no sábado e no domingo. A previsão é que 3,1 milhões de crianças sejam vacinadas nesta campanha. Devem tomar as gotinhas mesmo as crianças que estiverem com tosse, gripe ou diarréia. Quem tomar a vacina neste fim de semana deve retornar no dia 21 de agosto.

A paralisia infantil está erradicada do Brasil desde 1989. Trata-se de uma doença viral que provoca febre, mal-estar, dores de cabeça e, em casos mais agudos, paralisia. A Sabin tem eficácia em 95% no combate à pólio e não tem contra-indicação.

Além dos postos de saúde, escolas e igrejas, também estarão funcionando como pontos de vacinação os shoppings da Capital, unidades do Carrefour, Extra Hipermercados, as redes Pão de Açúcar e Barateiro, Big, nos postos do Poupatempo ou lojas da rede Habib’s. A rede de lanchonetes McDonald’s também está disponibilizando alguma de suas lojas na Capital e em Campinas.

Nos terminais rodoviários Tietê e Barra Funda o atendimento será estendido até 22h. Lá também estarão disponíveis vacinas contra difteria e tétano, rubéola, sarampo, caxumba, febre amarela e Hepatite B.

Estarão envolvidos 11.987 profissionais durante a campanha. Informações sobre locais de vacinação podem ser obtidas pelo telefone 156 ou no Disque Saúde, 1520.