Começa a vacinação dos idosos contra a gripe

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 23 de abril de 2007

seg, 23/04/2007 - 13h03 | Do Portal do Governo

Todas as pessoas com 60 anos ou mais devem tomar a vacina contra o vírus da gripe. A partir de hoje, a Secretaria Estadual da Saúde promove a 9ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe do Idoso, que este ano tem o slogan Fique Ativo: Vacine-se contra a Gripe em 5.800 postos do Estado.

Quem tomou a vacina no ano passado deve repetir a dose este ano. A meta é imunizar 2,5 milhões de pessoas – ou 70% dos 3,6 milhões de idosos do Estado. Também será realizada uma ação de prevenção contra o câncer bucal.

A mobilização acaba em 4 de maio. Nos dias 29 e 1º de maio, os postos estarão fechados. No total, 3,4 mil postos fixos e 3 mil volantes (como supermercados) estarão abertos, das 8h às 17h. Só em São Paulo, 404 Unidades Básicas de Saúde aplicarão a vacina. Os idosos que vivem em asilos e casas de repouso também serão contemplados. A adesão em 2006 foi de 80,22%.

O governador José Serra e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, participarão hoje da abertura oficial da campanha, às 7h40, no posto do Instituto Butantan, na Zona Oeste.

Os idosos também poderão receber gratuitamente a vacina dupla (contra tétano e difteria) e pneumococo (que causa pneumonia, otite, sinusite, faringite e meningite).

TUDO SOBRE A CAMPANHA

Todas as pessoas com mais de 60 anos devem ser vacinadas.

Quem foi imunizado no ano passado deve repetir a dose

As vacinas estão disponíveis gratuitamente em um dos 5,8 mil postos de saúde do Estado. A lista completa pode ser conferida no portal estadão.com.br

A ação segue até 4 de maio. Nos dias 29 de abril e 1º de maio, os postos estarão fechados