Começa a licitação para erradicar cortiços

A Tribuna - Santos - 29/5/2003

qui, 29/05/2003 - 9h38 | Do Portal do Governo

Da Reportagem


A Tribuna – Santos – 29 de maio de 2003

O secretário estadual da Habitação, Barjas Negri, anunciou ontem, durante o seminário internacional promovido pela Associação Comercial de Santos (ACS), a abertura do processo de licitação para construção das primeiras 60 unidades habitacionais que integram o programa de erradicação dos cortiços no Centro. O projeto todo prevê 500 unidades.

Segundo ele, as obras devem ser iniciadas dentro de dois meses e serão executadas em uma área localizada na altura do nº 410 da Rua João Pessoa, no Paquetá. Serão construídos 18 apartamentos de dois dormitórios com 46,78 metros quadrados de área, e mais 42 de um dormitório com 38,14 metros quadrados de área.

O seminário na sede da ACS teve a participação de representantes de empresas da França, que fizeram uma palestra sobre a experiência realizada em Marselha, cidade litorânea francesa que vem recebendo uma série de investimentos na infra-estrutura urbana.

O secretário municipal de Planejamento, João Paulo Tavares Papa, representou o prefeito Beto Mansur no evento. Ele fez uma palestra sobre o projeto de recuperação do Centro Histórico de Santos.

Barjas Negri destaca a erradicação dos cortiços como um dos pontos importantes para a recuperação do Centro de Santos. ‘‘Eu já assinei a autorização para a abertura da licitação da obra. A publicação do edital deve ser feita amanhã (hoje), no Diário Oficial do Estado. Trata-se de uma intervenção necessária, pois a região central de Santos ainda mantém um grande número de moradias em condições insalubres’’.

A obra será realizada pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que construirá um total de 500 unidades. Para este ano, além das 60 já anunciadas, mais 225 unidades devem entrar em fase de licitação. As 215 restantes devem ser viabilizadas ao longo dos próximos dois anos.

Os recursos para o programa de erradicação dos cortiços foram disponibilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através de um convênio firmado com o Governo do Estado. A primeira etapa prevê a construção de cinco mil unidades no Estado, sendo a maior parte na Capital. A segunda fase compreende a construção de mais 11 mil unidades.

‘‘Nossa meta é acelerar as obras da primeira etapa, para que possamos negociar com o BID a antecipação dos recursos para a segunda fase’’, assinala o secretário.

Barjas Negri disse que o Governo Alckmin está atento ao problema do déficit habitacional existente nas nove cidades da Baixada Santista. ‘‘Posso assegurar que existem hoje mais de cinco mil unidades habitacionais em andamento nesta região, incluindo os projetos em fase de elaboração’’.