Começa a festa do inverno

ValeParaibano - 4/7/2003

sex, 04/07/2003 - 10h13 | Do Portal do Governo

Abertura do Festival de Inverno é disputada pelo público; ingressos para a apresentação de amanhã já se esgotaram

A programação oficial do Festival de Inverno de Campos do Jordão começa amanhã à partir das 18h na praça do Capivari e 21h no Auditório Cláudio Santoro. No Capivari se apresenta a Orquestra de Sopros Brasileira, regida pelo maestro Dario Sotelo.

Fundada em 1992 a orquestra de sopros gravou o primeiro CD dedicado aos compositores brasileiros.

O sucesso da orquestra chegou na Europa com a gravação de dois CDs com obras brasileiras e européias, a convite da editora holandesa, Gobelin.

O maestro Dario Sotelo vai apresentar obras de Tchaikovsky e Duker, entre outros.

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo será regida pelo maestro John Neschling. Os ingressos para a apresentação já estão esgotados. O maestro é uma das mais importantes figuras eruditas do Brasil, tendo dirigido os dos principais teatros municipais do país (São Paulo e Rio de Janeiro), além de teatros em Lisboa, Saint Gallen, Palermo e a Ópera de Viena.

Um dos grandes destaques do regente foi uma atuação com Plácido Domingo, que aconteceu em Washington. A obra apresentada foi Il Guarany, de Carlos Gomes.

Neschling vai apresentar ao público obras de Brahms, Chopin, Tchaikovsky, Rimski e Korsokov.

Outro destaque na sinfônica é o pianista argentino Nelson Goerner, um dos mais expressivos músicos de sua geração, fazendo apresentações e parcerias em todo o mundo.

Bolsista – O destaque regional no Festival de Inverno é a participação do único representante do Vale do Paraíba, o violinista Jeferson Dênis da Silva Pinheiro, de Taubaté.

Pinheiro é um dos 153 bolsistas que concorreram com mais de 800 candidatos a bolsas para o festival.

O bolsista tomou gosto pela música erudita aos 6 anos, e mesmo não tendo músicos na família, resolveu seguir carreira com a ajuda de um vizinho que tocava violino.

Pinheiro é um profissional ocupado. Ele é intérprete da Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, principal músico da Sinfônica Jovem de Taubaté, integrante do Quinteto de Cordas de Taubaté, professor do conservatório Fego Camargo de Taubaté e regente de uma orquestra de Camerata Zajdenbaum.

‘Para concorrer a bolsa tive que mandar uma fita com exigência de alto nível técnico, e consegui passar’, disse o bolsista.

O músico vai dedicar quase trinta dias com ensaios com a Orquestra de Bolsistas de manhã e ensaios individuais à tarde.

‘Serei aluno de Cláudio Cruz, o maior violinista do Brasil, e quero com isso me aperfeiçoar no exterior para ser útil no Brasil. Os europeus acham que somos ‘bons mas nem tanto’ e tenho certeza que temos qualidade de concorrer com qualquer um’, afirmou Pinheiro.

Se o violinista for o bolsista que mais se destacar durante o festival, ele pode receber uma bolsa de estudos para o exterior, no valor de R$ 24 mil.