Combate diário à dengue

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

qua, 07/01/2009 - 9h25 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Luiz Roberto Barradas Barata

*MÉDICO SANITARISTA E SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO

Uma série de rotinas compõe nosso cotidiano. Acordamos, escovamos os dentes, tomamos café, almoçamos, jantamos, assistimos à TV, tomamos banho, lemos jornais. São atividades incorporadas ao dia-a-dia, que realizamos como hábito e que julgamos essenciais.

Assim deve ser também o combate à dengue. Um hábito diário. Principalmente agora, com a chegada do calor e da temporada de chuvas, quando o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, encontra condições mais favoráveis para se multiplicar.

Não há lei ou decreto que elimine focos do mosquito. E a imensa maioria dos criadouros está no interior das residências, conforme comprovou pesquisa realizada em 2007 com base na vistoria de 2,5 milhões imóveis pelo Estado. Vasos e pratos de plantas foram os recipientes que mais apresentaram resultados positivos para ovos e larvas do mosquito, seguido pelos materiais inservíveis, como latas, frascos, plásticos e entulhos e pelas caixas d’ água destampadas.

Esse cenário, que torna a participação solidária de todos os cidadãos, é mais do que fundamental para o sucesso do combate à dengue. Foi o que ocorreu em 2008, quando o número de casos da doença diminuiu mais de 90% no Estado de São Paulo em relação ao ano anterior, graças à mobilização da sociedade, aliada ao trabalho realizado pelas prefeituras, governo do Estado e a União.

Entre os meses de agosto e dezembro de 2008, período do inverno e primavera, a Secretaria de Estado da Saúde mobilizou esforços para auxiliar os 645 municípios a remover possíveis focos do vetor da dengue e eliminar o mosquito adulto em áreas onde a transmissão persistiu mesmo no período de frio. Para isso foi contratado 1,1 mil agentes.

Cerca de 4 milhões de torpedos foram encaminhados a usuários de telefones celulares alertando sobre a necessidade de se combater a dengue inclusive no inverno. E uma campanha de mídia invadiu rádios e televisões para informar que o mosquito da dengue estava “dormindo”, mas poderia virar “bicho” se as medidas de prevenção não fossem adotadas.

Em novembro, a Secretaria, em parceria com cerca de 500 municípios, promoveu a Semana Estadual de Combate à Dengue com foco na remoção dos materiais inservíveis, que podem servir de “abrigo” para o mosquito da dengue.

Sem dúvida, a lição de casa foi feita. Mas é preciso redobrar os esforços nesta época de calor, eliminando as condições que permitem o mosquito se proliferar e, consequentemente, evitando que a população seja contaminada com o vírus da dengue. Com a colaboração de todos os paulistas, venceremos mais esta batalha contra a doença.