Com trabalho preventivo, centro atenderá 5 mil pessoas

O Estado de S. Paulo - Caderno Estadão Sul - 10/1/2003

sex, 10/01/2003 - 9h47 | Do Portal do Governo

O governo do Estado espera entregar as obras do Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, neste semestre. A expectativa é de atender toda a população da região sul da capital. O centro faz parte do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), que engloba o Parque do Estado, Zoológico, Simba Safari, Jardim Botânico, Observatório Astrônomico, Geofísico e de Ciências Atmosférica e o Centro de Exposições Imigrantes. O objeto é oferecer um novo espaço de lazer para os moradores de 7 anos em diante. Segundo a coordenadora do projeto, Alcione Helena Borner Campos, a capacidade de atendimento será de cerca de 5 mil pessoas ao dia.

Alcione explica que, apesar dos prédios estarem sem utilização, o motivo pelo qual o governo escolheu o local foi a busca de um trabalho preventivo. ‘Desde o início do governo Covas, já se pensava na mudança do modelo da Febem. Pedagogicamente não é viável tantos menores no mesmo espaço e, por isso, resolvemos usar este local para o trabalho preventivo’. O centro fica na antiga Febem Imigrantes e passa por reformas para atender os moradores.Vai abrigar oficinas profissionalizantes, área de esportes, quadras e piscinas, além de espaço para skate, centro de qualificação profissional, brinquedoteca, auditório e sede para o Projeto Guri. ‘Queremos que as crianças e jovens tenham uma atividade no horário ocioso’, diz Alcione.

Inscrições – Nos espaços prontos estão funcionando aulas de artesanato, atividades artísticas e educacionais, atendimento social, turmas de informática e curso de captação profissional, atendendo cerca de 2.300 pessoas.

As inscrições serão abertas assim que o centro estiver completo. Haverá uma central de atendimento no local para inscrições. Dependendo da procura, ocorrerá sorteio de vagas e, posteriormente, lista de espera. O freqüentador precisa estar estudando, se for criança ou jovem em idade escolar. ‘Os alunos que já estão sendo atendidos foram selecionados dentre as 1.300 famílias atendidas pelo programa Renda Cidadã’, explica Alcione. A coordenadora destaca que a prioridade de atendimento é para moradores do entorno, sobretudo Jabaquara, Cursino, Cidade Ademar, Saúde e bairros no limite com Diadema. ‘Mas não faremos muitas seleções, pois por ficar a seis quadras do metrô poderemos atender outras regiões’, diz Alcione.

Serviço:
Centro de Cultura, Esporte e Lazer do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga – Rodovia dos Imigrantes, km 11,5. Acesso pela Estação Jabaquara do Metrô

Vanessa Spada