Cinco unidades do Poupatempo ganham terminal para deficiente

Folha de S. Paulo

qui, 08/10/2009 - 7h54 | Do Portal do Governo

O governo do Estado de São Paulo inaugurou ontem terminais de autoatendimento para deficientes físicos em cinco unidades do Poupatempo.

O lançamento foi realizado pelo governador José Serra (PSDB) no Poupatempo Itaquera (zona leste de SP). Apenas a unidade de Guarulhos possuía o equipamento.

Os outros quatro estão sendo instalados nas unidades de Santo Amaro (zona sul da capital paulista), São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto e Campinas Shopping. Neles, é possível acessar via internet mais de 2.000 serviços. 

Movimento facial

Os terminais para deficientes físicos são, na prática, microcomputadores adaptados. O recurso mais avançado é um software integrado a uma webcam de alta definição que permite que paraplégicos usem o equipamento apenas com movimentos da cabeça e da face.

Por meio deles, o usuário, como se manuseasse um mouse, pode utilizar o teclado virtual do terminal. O programa é gratuito e foi criado por um grupo de robótica da Universidade de Lleida (Espanha), de acordo com o governo do Estado.

Os portadores de deficiências motoras ou Parkinson, por exemplo, podem utilizar a colmeia, uma capa acrílica com furos para ser colocada sobre o teclado. Ela impede que as teclas sejam pressionadas simultaneamente.

Serra disse que os terminais para deficientes serão instalados em todas as unidades do Poupatempo. Atualmente são 11. O plano da Secretaria de Gestão Pública é chegar a 25 até o final do governo.