Cientista do IAC ganha prêmio pesquisando café

Gazeta Mercantil - Quarta-feira, dia 3 de maio de 2006

qua, 03/05/2006 - 10h27 | Do Portal do Governo

São Paulo, 3 de Maio de 2006 – O fato de nunca ter plantado um único pé de café em sua fazenda em Barretos, no interior de São Paulo, não impediu o pesquisador Luiz Carlos Fazuoli, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), de se transformar em uma das maiores autoridades quando o assunto é o desenvolvimento de novas variedades de plantas.

Nos 35 anos em que se dedica à pesquisa, ele chefiou a pesquisa de duas das variedades mais conhecidas de café resistente à ferrugem, a Obatã e a Tupi. Sob a batuta do pesquisador Alcides Carvalho, participou do desenvolvimento das variedades Catuaí e Mundo Novo, as mais representativas do parque cafeeiro. Juntas, representam 80% das variedades de arábica.

E junto com a pesquisadora Maria Bernardete Silvarolla, ajudou a desenvolver a primeira variedade de café naturalmente descafeinado.

Com isso, Fazuoli foi agraciado com o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência Aplicada ao Campo, prêmio este que além de prestigioso distribuirá neste ano perto de R$ 1 milhão aos vencedores em diversos campos do conhecimento. A entrega será no próximo dia 12. “É uma grande honra para mim. Só posso dizer que estou lisonjeado”.

Fazuoli diz que agora pesquisa variedades resistentes à seca e tolerantes ao calor. “Talvez eu realize o sonho de um dia plantar café em Barretos”, diz sobre a fazenda, onde em razão do clima só planta citros e cana.

(Lucia Kassai)