Cidades vão ter esgoto tratado até o fim do ano

Diário do Grande ABC - Santo André - Quinta-feira, 19 de fevereiro de 2004

qui, 19/02/2004 - 9h54 | Do Portal do Governo

Ana Macchi

O coletor-tronco para bombeamento e armazenamento do esgoto de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra será inaugurado ainda neste ano. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) previa a entrega para 2005, mas um adiantamento de verba do governo federal de R$ 12 milhões vai acelerar as obras e aliviar mais cedo a represa Billings e córregos do despejo de carga poluidora.

Em Rio Grande, as obras começam em março em um terreno próximo à quadra municipal. Todo o esgoto produzido pela cidade será encaminhado à estação. De lá, seguirá para a elevatória de Ribeirão Pires, um poço de 17 metros de profundidade, com redes de ligação a Mauá.

Naquele município, o interceptor da cidade levará por gravidade o esgoto à ETE ABC, na divisa entre São Caetano e São Paulo.

Nesta quarta-feira, Rubens Russo, da diretoria da vice-presidência de produção e empreendimentos da Sabesp, visitou o local. Segundo ele, em junho já começam os testes. “Nos primeiros três meses do próximo ano, toda o esgoto será levado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do ABC”, disse.

A inauguração resultará na interdição das ETEs, que tratam parcialmente do esgoto nas cidades.

O adiantamento agradou os prefeitos dos dois municípios. “Isso nos garante um futuro econômico e ecológico”, disse o prefeito de Rio Grande da Serra, Ramon Velasquez.

A obra custará R$ 27 milhões e deverá recolher, de imediato, 85% do esgoto de Ribeirão Pires e 75% de Rio Grande.

Outras obras paralelas já estão sendo estudadas e feitas para tratamento total do esgoto de Santo André, São Caetano e das outras cidades.

Falta agora acertar detalhes com a Solvay para a antecipação das obras de responsabilidade da empresa.

A prefeita de Ribeirão Pires, Maria Inês Soares, está otimista. “A Solvay tem interesse na obra”, afirmou. Para ela, o trabalho foi um resultado de uma articulação regional, iniciada em 1999. “Na época, a previsão era que os estudos fossem feitos em 2005”, afirmou.

Recuperação – Em quatro meses, a Prefeitura de Ribeirão Pires pretende entregar as obras a pavimentação, drenagem e paisagismo no ribeirão dos Meninos, na avenida Brasil.

Uma margem do rio, com 200 m de extensão, será concretada. Também será feita uma passarela nas proximidades da Delegacia de Polícia. A obra é feita com recursos da União e contrapartida da Prefeitura.