Cidades paulistas lideram ranking de qualidade de vida

Destak Jornal, segunda-feira, 4 de agosto de 2008

seg, 04/08/2008 - 16h16 | Do Portal do Governo

Estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) revela que, dos cem municípios mais desenvolvidos do país, 87 estão localizados no Estado de São Paulo. Indaiatuba, na região de Campinas, lidera o ranking, seguida por São Caetano do Sul (veja quadro ao lado) e outras 18 cidades paulistas.

Já São Paulo ocupa o 109º lugar no ranking geral, mas é a terceira melhor colocada entre as capitais, atrás somente de Curitiba (72ª na lista geral) e Vitória (82ª).

Similar ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – concebido pela ONU –, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) mede a qualidade de vida considerando dados nas áreas de saúde, educação e renda.

No entanto, diz a Firjan, o IFDM é mais completo do que o IDH, pois também considera indicadores qualitativos.

Por exemplo, enquanto a ONU emprega, na educação, apenas as taxas de matrícula e analfabetismo, a federação leva em conta o percentual de docentes de nível superior, entre outros aspectos.

Essa metodologia fez com que os municípios paulistas ficassem em vantagem em relação aos que costumam figurar entre os cem melhores do IDH, localizados predominantemente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Interiorização

Para a Firjan, o IFDM, também computado em 2000, aponta para uma crescente interiorização do desenvolvimento. Segundo O Globo, a federação pretende atualizar os dados anualmente.Só 14 km separam São Paulo de Campinas

Com 22 milhões de habitantes (12% da população brasileira) e 22,1% do Produto Interno Bruto nacional, as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas já se unem na maior mancha urbana do Hemisfério Sul.

Segundo reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, apenas 14 km separam os bairros limítrofes das duas regiões, cujos centros distam cerca de 90 km um do outro.

No total, 65 municípios integram o aglomerado urbano, unido pelas rodovias Anhangüera e Bandeirantes, usadas por 300 mil veículos.

A área da macrometrópole é de 11,7 mil km², em torno de 0,27% do país.

Destak