Cidade vai implantar o Projeto Guri

A Tribuna - 21/5/2002

ter, 21/05/2002 - 10h24 | Do Portal do Governo

O secretário estadual de Cultura, Marcos Mendonça, e o prefeito em exercício de São Vicente, Paulo de Souza, assinaram ontem, às 15h30, no Parque Cultural Vila de São Vicente, na Praça João Pessoa, no Centro da Cidade, o termo de compromisso para implantação do Projeto Guri — Pólo de São Vicente.

O projeto nada mais é do que um programa de educação musical coletivo, que tem como objetivo facilitar o acesso dos jovens à música, visando fortalecer sua cidadania. A didática é aplicada por intermédio de instrumentos de cordas, sopro e percussão, em núcleos de ensino musical que convergem para a formação de orquestras-escola, além de corais infantis, conjunto de violões e outros agrupamentos instrumentais.

Antes de assinar o documento, o secretário fez questão de revelar que já existem dois pólos do projeto na Baixada Santista: um em Santos e outro em Cubatão. ‘‘Hoje, temos aproximadamente 65 pólos espalhados pelo Estado, sendo 35 somente no Interior. No mês de junho, devemos atingir cerca de 18 mil crianças, divididas nas orquestras e nos corais’’.

Mendonça enfatizou que o Projeto Guri se tornou uma referência no Brasil, representando o País na Organização das Nações Unidas (ONU). ‘‘Ele tem um sistema pedagógico bastante rápido, em que a criança aprende a tocar músicas com facilidade e num curto espaço de tempo’’.

Além do secretário e do prefeito em exercício, Paulo de Souza, participaram da solenidade o deputado estadual Edmur Mesquita (PSDB) e o presidente da Câmara, Luciano Batista (PSB) entre outras autoridades.

Mendonça esteve na parte da manhã em Santos onde vistoriou as obras de restauração do Teatro Coliseu