Cidade tenta certificação de ‘Município Verde’

Cruzeiro do Sul/Sorocaba

qui, 04/06/2009 - 9h32 | Do Portal do Governo

Conseguir a certificação do Município Verde – um projeto do Estado – será uma das principais metas da secretaria do Meio Ambiente de Sorocaba, que terá sua nova sede inaugurada amanhã. O projeto, que além de cobrar da cidade o cumprimento de 10 diretivas ambientais, também integra município, Estado e Câmara em um trabalho conjunto. Para tanto, na manhã de ontem, a secretária da pasta, Jussara de Lima Carvalho, apresentou o projeto para os vereadores, que levantaram algumas questões ambientais – de uma forma ainda não muito integrada do tema – e deram as boas-vindas à secretária.

Segundo Jussara, a intenção é que seja possível cumprir as 10 diretivas: esgoto tratado; lixo mínimo; mata ciliar; arborização urbana; educação ambiental; habitação sustentável; uso da água; poluição do ar; estrutura ambiental e a criação de um Conselho de Meio Ambiente, em tempo para conseguir, desta vez, a certificação. No ano passado, a cidade ficou em 118º lugar entre as 332 cidades concorrentes. Na região, as únicas cidades que ficaram entre as 44 primeiras, e que receberam a certificação foram: Itu, que conseguiu 86,35 pontos, ficando na 20º posição; Votorantim, que fez 83,72 pontos e conseguiu a 29º colocação e Tatuí, com 81,48 pontos, ficando na 32º posição. O município paulista que alcançou a primeira colocação foi Santa Fé do Sul, que pontuou 94,96. Aos municípios vencedores o Estado concede como prêmio, prioridade na obtenção de recursos.

Educação ambiental

A secretária falou sobre o que já vem sendo desenvolvido e o que será efetuado para obter a certificação. Para a secretária, a questão de tratamento de esgoto é um assunto que já está em fase de finalização com quase 100% do esgoto tratado na cidade. O atual aterro sanitário, outro quesito importante, há 9 anos vem sendo considerado como adequado pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Jussara Carvalho classificou como bons os índices de áreas verdes na cidade (cerca de 20 metros quadrados por habitante), os Parques e a criação da secretaria especializada, ponto fundamental na classificação do programa. Quanto à questão de educação ambiental – que já é lei no município – disse que amanhã, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Xico Graziano, vem a Sorocaba para, além da inauguração da sede da secretaria, no número 900 da rua Campos Salles, também acompanhar o início do programa Criança Ecológica, que terá em Sorocaba um pólo regional, que deve atender crianças de municípios vizinhos ensinando princípios de sustentabilidade.