Cidade registra avanço na balneabilidade

A Tribuna - Santos - 4/8/2003

seg, 04/08/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Guarujá


A Tribuna – Santos – Segunda-feira, 4 de agosto de 2003

Nos últimos sete meses, Guarujá permaneceu com praticamente todas as suas praias próprias para o banho. O dado consta em recente Relatório Anual de Balneabilidade das Praias Paulistas, divulgado pela Cetesb. Segundo o órgão, Guarujá foi o Município que experimentou maior avanço em termos de balneabilidade, no ano passado, atingindo 91% de praias limpas.

Das sete praias monitoradas durante o período analisado pela Cetesb, apenas a do Perequê permaneceu imprópria durante mais da metade do ano.

Entusiasmado com os números apontados no relatório, o prefeito Maurici Mariano ressalta que a Estação de Tratamento de Esgotos, na Vila Zilda, e outras obras que vêm sendo entregues pelo Governo do Estado, estão melhorando a qualidade de vida de moradores e turistas.

Guarujá está incluída na lista dos municípios litorâneos com a classificação ótima, boa e sistematicamente boa. As praias guarujaenses empatam com as de Ilhabela, no Litoral Norte, e só são superadas pelas de Bertioga, Peruíbe, Iguape e Ilha Comprida, 100% próprias.

Segundo o presidente da Cetesb, Rubens Lara, a balneabilidade das praias da região, que já era aceitável, deverá melhorar muito mais nos próximos anos, quando estiverem concluídas as obras de sete novas estações de tratamento de esgotos em praias do Litoral, a cargo da Sabesp.

De acordo com Rubens Lara, o relatório revela que, em 2002, 69% das praias paulistas permaneceram próprias para banhos, o que, representa um resultado bem melhor do que o do relatório 2001, quando o percentual havia ficado em 43%.