Cidade pode usar escolas estaduais

Jornal Agora - São Paulo - Quarta-feira, 5 de janeiro de 2005

qua, 05/01/2005 - 8h46 | Do Portal do Governo

A primeira reunião entre as secretarias estadual e municipal da Educação, na manhã de ontem, estabeleceu que as vagas ociosas das escolas estaduais serão usadas para acomodar alunos das escolas de lata (construções provisórias que se mantêm desde o governo Pitta) e das escolas de ensino infantil do município.

O secretário estadual Gabriel Chalita disse que o acordo permitirá economia: ‘Em vez de construir uma escola de educação infantil num bairro, por exemplo, o município poderá utilizar espaços ociosos de uma escola estadual’.

Só na capital, há nove escolas estaduais em processo de extinção por ociosidade. Com a utilização das escolas estaduais, a prefeitura pretende reduzir de três para dois os períodos diurnos das escolas, com dois objetivos: eliminar o período das 11h às 15h, considerado ruim para o aprendizado, e aumentar em uma hora os outros dois períodos.

Cláudio Fonseca, do sindicato dos professores municipais, disse que a redução de turnos ainda precisa ser debatida com os docentes. (FaSa)