Cidade lança o roteiro Caminhos de Anchieta

A Tribuna - Quinta-feira, 22 de janeiro de 2004

qui, 22/01/2004 - 15h50 | Do Portal do Governo

Comemorações

Cidade lança o roteiro Caminhos de Anchieta

Secretário assina hoje o documento que torna o passeio oficial

Da Sucursal

Para marcar as comemorações dos 472 anos de fundação de São Vicente será lançado hoje, no Complexo de Eventos e Convenções da Costa da Mata Atlântica, o roteiro histórico, turístico e religioso Caminhos de Anhieta. Às 12h30, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, assinará a resolução que tornará oficial o passeio por 13 municípios do Litoral Paulista.

O ato festivo terá a participação do presidente da Associação Pró-Canonização de Anchieta (Canan) e vice-postulador da causa, padre César Augusto dos Santos, bem como de autoridades municipais e estaduais. A assinatura do convênio é vista pela entidade como o pontapé inicial para a implantação definitiva do roteiro.

Desenvolvida pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), com apoio das prefeituras da região, Diocese, paróquias e Condesb, a rota teve sua fundamentação histórica elaborada pela Universidade Católica de Santos (UniSantos). Para isso, a instituição criou uma comissão especial para avaliar todos os marcos de Anchieta espalhados pelo Litoral, sob coordenação da historiadora Wilma Terezinha.

O passeio segue o exemplo do programa Passos de Anchieta, realizado com sucesso no Espírito Santo, onde o beato morou nos últimos anos de vida até morrer em 1597. Para divulgar a proposta, a Canan iniciou em julho uma peregrinação da relíquia do apóstolo pelos municípios do Litoral Paulista, que terminará domingo, quando os restos mortais do padre retornam a São Paulo para as comemorações dos 450 anos da Capital.

Programação

Além da oficialização do roteiro Caminhos de Anchieta a programação de aniversário de São Vicente inclui ainda solenidade de hasteamento da maior bandeira do Brasil, no alto do Morro dos Barbosas, às 9 horas, e Missa em Ação de Graças às 10 horas, na Igreja Matriz.

À noite, a arena do Itararé receberá diversos artistas, em uma maratona de shows marcada para àss 22 horas com as seguintes apresentações: Exaltasamba, Guilherme & Santiago, As Meninas e Latino. Vicentinos e turistas poderão curtir os shows musicais na arena, gratuitamente.

Amanhã, o dia será dedicado a visitas às obras da Prefeitura, em um ônibus monitorado com saída do Paço Municipal às 9h30. O itinerário inclui o Parque Ambiental do Sambaiatuba, o Conjunto Habitacional Sambaiatuba e as avenidas Salgado Filho, Juarez Távora e Eduardo Dias Coelho.

A programação prossegue sábado, com Culto de Ação de Graças no Templo da Igreja Presbiteriana, às 20 horas, e show do cantor Leonardo no Itararé, às 22 horas. No dia seguinte, será realizada pela manhã a 34ª. Travessia Aquática Martim Afonso de Souza, com chegada na Praia dos Milionários. Nos dias 26 e 27, haverá nova visitação a obras e, no dia 29, show gospel na arena do Itararé. A programação termina do dia 30 com show da dupla Zezé Di Camargo e Luciano.

Encenação

Um dos destaques da programação de aniversário da Cidade, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente também pode ser conferida até domingo. Os ingressos estão sendo vendidos no estande montado na Praça Tom Jobim, na Praia do Gonzaguinha. Para a arquibancada lateral, o valor é R$ 3,00. Já a área central custa R$ 5,00.

Os festejos começaram na noite do dia 16, com a apresentação do Grupo Rouge no Itararé. No dia 17, a arena de shows recebeu o cantor Fábio Júnior e, no dia seguinte, foi realizada na Praia do Gonzaguinha a 1ª Regata Festiva José de Anchieta.

Na segunda-feira, uma sessão solene às 19h30, na Câmara, abriu a 1ª. edição da Universidade de Verão, promovida pela Unesp. Dentro da programação, a comunidade pode participar de conferências e mesas-redondas que acontecem entre amanhã e o dia 29.