Cidade atrai mais negócios com a Imigrantes duplicada

A Tribuna de Santos - 23/1/2003

qui, 23/01/2003 - 11h49 | Do Portal do Governo

Estrutura santista motiva instalação de empresas desde entrega da rodovia

O número de empresas interessadas em se instalar em Santos aumentou a partir da entrega da segunda pista da Imigrantes. A afirmação foi feita ontem pelo presidente da Diretoria Executiva da Associação Comercial de Santos (ACS), José Moreira da Silva, na posse dos membros indicados para o Conselho Deliberativo da entidade.

De acordo com o presidente, diariamente empresários de São Paulo, da região do ABC e do interior paulista entram em contato com a Associação em busca de informações sobre a Cidade. A maioria representa indústrias de pequeno e médio portes interessadas no potencial econômico e na infra-estrutura urbana e portuária de Santos. Eles destacam como ponto positivo a rapidez na ligação da Cidade com São Paulo — o maior centro produtivo do País — a partir da duplicação da rodovia.

Outro aspecto ressaltado são as isenções tributárias oferecidos pelo Governo Federal para incentivar o setor de exportação. Em Santos, as empresas estão de olho nos benefícios previstos para a zona alfandegada industrial, cujo projeto tem a coordenação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – Ciesp (ver quadro).

Sem citar o nome das empresas que já entraram em contato com a ACS, ‘‘por uma questão de sigilo empresarial’’, o presidente disse que encaminha todos os interessados aos órgãos envolvidos no projeto, como a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Além das indústrias, empresas exportadoras manifestaram o desejo de montar escritórios de representação no Centro. A iniciativa tem o apoio da associação e da Prefeitura, que também oferece benefícios fiscais por intermédio do Alegra Centro.

‘‘A Cidade está voltando a ter o destaque do passado, quando era procurada por empresários e turistas’’, disse Moreira da Silva, que não esconde o entusiasmo com as ações em andamento para a revitalização econômica da Cidade. ‘‘O filé mignon do investimento está aqui’’.

Parceira

Defensor da Regionalização do porto, da construção da Avenida Perimetral e do túnel ligando à area continental, o presidente critica a demora para que esses projetos saiam definitivamente do papel. ‘‘Entendo que os projetos precisam ser discutidos, mas a burocracia atrapalha demais. Causa uma certa frustração na sociedade’’.

Moreira da Silva salienta que a Associação Comercial de Santos é parceira nos principais projetos desenvolvidos pelo poder público na Cidade. A participação não se restringe à promoção de seminários e reuniões. No Conselho de Autoridade Portuária (CAP) são dois membros representando a entidade.

Eleito para o sexto mandato consecutivo na ACS, o presidente voltou a destacar a luta para a implantação do Aeroporto Metropolitano, em Guarujá. No final do ano passado, o projeto recebeu o aval do Ministério da Aeronáutica e é considerado fundamental para o turismo regional. ‘‘O progresso está chegando. Temos que acreditar’’.

O que é a Zona Industrial Alfandegada

É um projeto que tem a participação do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) em parceria com a Companhia Docas do Estado de São Paulo, a partir dos incentivos fiscais oferecidos pelo Governo Federal para impulsionar as exportações. O desenvolvimento de áreas industriais na faixa portuária tem a expectativa de gerar cerca de 5 mil postos de trabalho diretos e até 15 mil indiretos. Entre os tipos de indústrias que poderão se instalar em áreas do Porto de Santos, estão as de metal-mecânica, transformação de plásticos, componentes elétricos e eletrônicos, calçadista, de confecções e de café.

(Da Reportagem)