CICs prestam serviço para a população

SPTV 1, quinta-feira, 8 de novembro de 2007

qui, 08/11/2007 - 15h46 | Do Portal do Governo

SPTV 1

Os moradores vão ter acesso ao trabalho dos defensores públicos.

Antes esses defensores só ouviam as pessoas nos fóruns. Como os CICs ficam nos bairros mais distantes, os moradores da periferia são os maiores beneficiados.

Esses centros já prestam serviços como a emissão da carteira de identidade, da carteira de trabalho, além de ter postos de atendimento de órgãos, como o Procon e a CDHU.

O novo serviço já tem uma grande procura.

A dona de casa Marlene Silva sonha em voltar a cuidar da filha mais nova, que foi levada de casa pelo pai há três meses, logo depois da separação do casal. A menina, de quatro anos, tem leucemia e diabetes, e precisa de cuidados especiais. “Agora a menina está com problemas sérios, eu estou correndo atrás e ele não quer nem saber. Ele só pede para eu visitar, mas quando eu vou ele não me deixa ver a menina”, conta.

Há 11 meses a dona de casa Gláucia Aparecida Martins luta para conseguir a transferência do marido para o regime semi-aberto. Ele está preso no interior do estado, e como já cumpriu um terço da pena, poderia estar numa colônia agrícola. “Não teria como pagar, nem eu nem a família. Uma causa assim custaria entre R$ 3 mil e R$ 5 mil”, calcula.

Casos como o de Marlene e de Gláucia agora podem ser atendidos em unidades do CIC, o Centro de Integração da Cidadania. Para conseguir assistência, a renda familiar do interessado deve ser, no máximo, de três salários mínimos por mês. O atendimento, de graça, é uma esperança para quem precisa resolver problemas que pareciam sem solução.

A Defensoria atende a população duas vezes por semana, por três horas, em em oito CICs da Grande São Paulo. São dois na zona norte: um no Jaçanã e um no Jaraguá. O da zona leste fica no Itaim Paulista. Na zona sul, há atendimento nos postos do Jardim São Luiz e do Capão Redondo.

Os municípios de Guarulhos, Francisco Morato e Ferraz de Vasconcelos também têm unidades do Centro. “Essa parceria é super importante porque ela permite que a população que não tem acesso aos grandes centros chegue ao fórum com facilidade, tenha um atendimento, consiga resolver seus problemas na periferia”, opina a assessora técnica do CIC, Maria Isabel Lopes.

Um defensor público atua em casos de separação judicial, divórcios, investigação de paternidade e inventários. Na área criminal pode defender réus e vítimas.

O atendimento da Defensoria nos CICs acontece todas as terças e quintas, das 9h às 12h.