Ciclovia na Marginal vai ficar pronta em fevereiro

Destak

ter, 29/09/2009 - 8h07 | Do Portal do Governo

Projeto ao longo da linha da CPTM vai ligar estação Jurubatuba ao parque Villa-Lobos Ciclistas vão poder opiniar sobre detalhes das obras, que começaram ontem.

Em fevereiro de 2010, já será possível pedalar pela ciclovia da Marginal Pinheiros. As obras do projeto, anunciado em agosto pelo governador José Serra (PSDB), começaram ontem e vão ter 22 km, entre a estação de trem Jurubatuba e o parque Villa-Lobos. 

A obra é executava pelo governo estadual e ficará entre os trilhos da CPTM e a margem do rio. O primeiro trecho, de 14 km, ligará as estações Vila Olímpia e Jurubatuba, segundo o portal iG.

De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, hoje começa a preparação da instalação dos gradis que vão separar a via dos trilhos da linha 9/Esmeralda (Osasco-Grajaú).

Opinião dos ciclistas 

A ciclovia, que terá projeto urbanístico de Ruy Ohtake, conta com consultoria de representantes da Secretaria Municipal de Esportes e participação de ciclistas.

Em encontro na próxima semana com membros do governo estadual, os ciclistas convidados vão sugerir, por exemplo, o tamanho adequado das faixas, cores de sinalização e localização de bicicletários. “A ideia é que eles orientem a execução do projeto para se evitarem falhas futuras”, explica o assessor técnico da Secretaria de Esportes, Daniel Guth.

Na estação Jurubatuba está em estudo a construção de uma praça de serviços para os ciclistas, com banheiro e estacionamento de bicicletas.