Chefe da Casa Civil defende profissionalização do Estado

A Tribuna - Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2005

qui, 22/09/2005 - 11h01 | Do Portal do Governo

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Da Reportagem

Arnaldo Madeira avalia que medida tornará serviços mais eficientes

O secretário da Casa Civil do Estado, Arnaldo Madeira, defendeu, durante visita a Santos, a ‘‘profissionalização’’ da Administração Pública no País como forma de tornar os serviços oferecidos aos cidadãos mais eficientes e transparentes.

‘‘Com o Estado profissional, aumenta a dificuldade de recorrer a fisiologismos; a essa coisa da troca de favores por cargos ou outros benefícios que temos visto recentemente na política nacional’’, afirmou Madeira, em uma clara alusão à crise política enfrentada pelo Governo Federal.

Madeira esteve em Santos na última terça-feira para ministrar palestra sobre A Nova Administração Pública, durante a V Semana de Administração da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Na ocasião, o secretário citou como exemplo de profissionalização do Estado alguns países da Europa onde, quando há troca de governo, não ocorrem grandes mudanças na estrutura administrativa.

‘‘Lá, o sujeito está no cargo porque tem perfil técnico, é capacitado e possui um plano de carreira claro’’.

Segundo Madeira, desde 1995, durante a gestão do ex-governador Mário Covas, o Estado de São Paulo vem saindo na frente dos demais no que refere à incorporação de novas tecnologias voltadas para a profissionalização da máquina pública.

Atualmente, explicou o secretário, a tecnologia da informação é uma das ferramentas utilizadas pelo Estado de São Paulo para torná-lo mais eficiente e transparente na prestação dos serviços .

‘‘É o que chamamos de governança eletrônica, que tem como porta de entrada o site do Governo do Estado’’.

De acordo com Madeira — cuja pasta tem como papel fundamental coordenar o Governo administrativa e politicamente — por meio do site, o cidadão pode acessar desde o Detran até saber como estão sendo processadas as licitações promovidas pelo Governo ou as obras em andamento.

Economia
Conforme Madeira, a tecnologia da informação vem ajudando também a reduzir custos. Segundo ele, desde de 1995, quando o governo implantou o Cadastro de Serviços Terceirizados no Estado, R$ 11 bilhões já foram economizados em compras.

‘‘Com o cadastro, conseguimos uniformizar os preços dos serviços oferecidos, possibilitando que realmente fossem contratados aqueles que apresentam o menor preço’’.

Outro exemplo de economia nas contas públicas alcançada por meio da tecnologia da informação, afirmou o secretário, foi a criação da Bolsa Eletrônica de Compras
(BEC) do Governo do Estado.

Com o sistema, as prefeituras autorizadas acessam, pela internet, a BEC, escolhem os itens do catálogo de materiais e elaboram a ordem de compra. O sistema comunica os fornecedores cadastrados e, em dia previamente agendado, apresentam seus lances. Vence aquele que apresentar o menor preço.