Cetesb lacra 2 postos de gasolina

Jornal da Tarde

ter, 28/04/2009 - 10h39 | Do Portal do Governo

Locais não estavam com documentação em dia; foi a segunda blitz realizada em São Paulo

Dois postos de gasolina, um na Barra Funda e o outro em Itaquera, foram interditados ontem na capital por desrespeitarem normas ambientais. Essa é a última e mais grave punição aplicada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) aos estabelecimentos que não estão com a documentação em dia e colocam em risco a qualidade do solo e a saúde da população.

As interdições foram realizadas na segunda blitz este ano feita pela Cetesb para vistoriar a situação dos postos irregulares no Estado – mil deles receberam os fiscais ontem. Na capital foram fechados o Auto Posto Memorial, na Rua Margarida, e o Auto Posto Colors, na Rua Flores do Piauí, Itaquera. No interior, sete foram interditados.

Dos 9,5 mil postos de gasolina que existem em São Paulo, 1,1 mil não têm licenciamento ambiental e outros 3,8 mil estão em processo de regularização. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente começou em dezembro do ano passado uma mega operação para zerar o registro de postos fora da lei. O secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, garante que a meta será atingida até o fim deste ano. “Asseguro em nome do governo que nenhum posto estará funcionando sem licença”.

Sem a licença ambiental, as chances de um posto estar contaminando o solo são grandes. Para obter a documentação, o dono precisa atestar que não está prejudicando o solo ou bancar a descontaminação.