Cetesb detalha novo plano ambiental

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 20 de agosto de 2004

sex, 20/08/2004 - 9h29 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Cubatão

Depois de conseguir — numa campanha que durou 20 anos — manter sob controle 97% das fontes de poluição industrial identificadas em 1984, em Cubatão, a Cetesb iniciou ontem a segunda fase desse programa, com a introdução de sistema on-line de vigilância das principais fábricas locais.

O equipamento informatizado, que será colocado nas chaminés (na realidade, torres de produção) indicará instantaneamente a uma central de computadores instalada na sede da Cetesb na Cidade se alguma indústria está poluindo o meio ambiente.

Até 2007, todas as unidades do pólo industrial instalarão o equipamento e resolverão também os problemas ainda pendentes de resíduos de poluição do solo e das águas, segundo anunciou o presidente da Cetesb, Rubens Lara, no encontro realizado na Câmara. Ele e o secretário estadual de Meio Ambiente, José Goldenberg, vieram à Cidade para fazer uma prestação de contas dos 20 anos de controle ambiental e anunciar as novas medidas.

A apresentação ocorreu sete dias depois de Carlos Bocuhy (presidente do Instituto brasileiro de Proteção Ambiental e membro do Consema) ter sobrevoado a região e denunciado focos de poluição industrial, pondo em dúvida a capacidade de fiscalização da Cetesb.

Mas, tanto o secretário quanto o presidente da empresa de controle ambiental negaram que o anúncio das medidas fosse uma resposta às críticas do que Goldenberg chamou de ‘‘denuncismo’’ sem comprovação.

Cientista de renome internacional (que acompanhou todo o histórico ambiental da Cidade) o secretário disse que, hoje, os moradores de Cubatão são privilegiados.

‘‘Vocês estão numa região que tem uma qualidade de ar melhor que a Capital’’.

Vigilância

Embora considere que a população deve continuar vigilante para evitar um retrocesso no controle ambiental, o secretário destacou o esforço que foi desenvolvido nesse período.

‘‘A Cetesb e as indústrias locais devem ser congratuladas pelo que está acontecendo aqui. Basta olhar para a Serra do Mar. Nas décadas de 70 e 80 ocorriam desmatamentos e desmoronamentos. Era um paliteiro sem vegetação, bem diferente do que vemos hoje’’.

Goldenberg, destacou a importância das novas medidas de combate à poluição, observando que a Serra do Mar é a única mata em em processo de regeneração em todo o Brasil. Na sua opinião, esse fato atesta a qualidade do controle ambiental de Cubatão.