Cesp repovoa Bacia do Paraíba com surubim

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 9 de março de 2005

qua, 09/03/2005 - 14h52 | Do Portal do Governo

Cerca de mil alevinos da espécie quase extinta foram recolocados no Paraíba do Sul

Luiz Roberto de S. Queiroz

A Companhia Energética de São Paulo (Cesp) começou um programa de repovoamento com o surubim-do-paraíba, um peixe quase extinto e que, depois de anos de pesquisa, passou a ser multiplicado na Estação de Hidrobiologia e Aqüicultura de Paraibuna (SP). Os alevinos, mil por enquanto, foram liberados no começo deste mês, na Bacia do Paraíba do Sul, nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Paraibuna.

O surubim-do-paraíba, cujo nome científico é Steindachneridion parahybae, é um peixe de couro valioso para pesca e exploração comercial. Ele foi tão dizimado, entretanto, que demorou mais de três anos para que os pesquisadores da Cesp conseguissem algumas matrizes, seis das quais capturadas por pescadores preservacionistas na região de Juiz de Fora, em Minas Gerais, e outras nove em Três Rios. Em ambos os casos, a Cesp foi avisada da captura e os peixes foram transportados com extremo cuidado para a Estação de Paraibuna, onde foram sexados, estudados e a reprodução foi forçada por intermédio da indução por hormônios.

Os alevinos liberados têm 12 centímetros de comprimento e 23 gramas, mas uma parte dos alevinos produzidos continuará na Estação da Cesp, para mais estudos e multiplicação, pois pouco se sabe sobre o peixe, que atinge grande porte e parece ter comportamento migratório.

Saiba mais – Cesp, tel. (0–11) 5613-3890 ou no e-mail: informe@cesp.com.br