Ceset passará a Faculdade de Tecnologia

Jornal de Limeira

qua, 27/05/2009 - 10h58 | Do Portal do Governo

O Centro Superior de Educação Tecnológica (Ceset), campus 1 da Unicamp em Limeira, será transformado em unidade de ensino e pesquisa, e passará a se chamar Faculdade de Tecnologia. A decisão foi aprovada ontem pelo Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da Unicamp.

Segundo informa a Assessoria de Comunicações da Unicamp, “a criação da nova unidade não afetará a estrutura curricular em andamento, formada por quatro cursos de graduação e um de pós-graduação, subdividido em três linhas de pesquisa”. O Ceset tem atualmente 1,5 mil alunos, 71 professores e 38 funcionários.

A proposta para o novo enquadramento do Ceset foi encaminhada ao Consu em novembro de 2008. No documento apresentado aos conselheiros, a direção do Ceset afirmava que a mudança seria “resultado de um longo processo de amadurecimento, pautado por estudos, discussões e trocas de experiências, acompanhado de ações efetivas que resultaram na plena capacitação da unidade em desempenhar seu papel de faculdade dentro dos mais rígidos padrões de qualidade da universidade”.

O Consu designou uma comissão de especialistas para emissão de um parecer, que seria submetido posteriormente aos conselheiros. Em março de 2009, a comissão emitiu parecer favorável à transformação do Ceset em unidade de ensino e pesquisa, tendo em vista que o Centro “vinha desenvolvendo todas as atividades acadêmicas requeridas”.

Mudança

Durante o processo de implantação da nova unidade, a Faculdade de Tecnologia será coordenada por um diretor pró-tempore, a ser nomeado pelo reitor Fernando Costa. Serão criadas instâncias institucionais, entre elas a Congregação, órgão superior de cada instituto ou faculdade, composto por representantes dos professores, estudantes e funcionários.

Atualmente, a unidade conta com os cursos Tecnologia em Telecomunicações, Tecnologia em Informática e Tecnologia em Saneamento Ambiental, em período integral e no período noturno Tecnologia em Informática, Tecnologia da Construção Civil: Modalidades Obras de Solo e Pavimentação e Edifícios Tecnologia em Saneamento Ambiental: Modalidades Saneamento Básico e Controle Ambiental.

Já em 2009, teve início o primeiro curso de pós-graduação da unidade, o Mestrado em Tecnologia, que engloba três linhas de pesquisa: Tecnologia para o Ambiente, Saneamento e Construção; Tecnologia para a Informação, Comunicação e Instrumentação; e Tecnologia para Fenômenos e Sistemas Complexos.

Ontem, em palestra na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – o campus 2 da Unicamp -, o novo diretor Mário Saad declarou aos alunos que a aprovação do Consu vai agregar ao complexo de ensino que a Unicamp já tem em Limeira. Segundo o diretor, o Ceset passará agora a ter cursos superiores – hoje os cursos são técnicos-superiores.