Centro social ganha filiais na região

O Estado de S. Paulo - Sexta-feira, 19 de agosto de 2005

sex, 19/08/2005 - 10h52 | Do Portal do Governo

Recém-inaugurado por Alckmin, núcleo profissionalizante terá mais dois pólos

Renata Gama

Muito já mudou depois que o Centro de Assistência Social para um Novo Mundo, entidade que mantém um projeto de capacitação profissional para adolescentes carentes no Parque Novo Mundo, foi inaugurado oficialmente pelo governador Geraldo Alckimin, no início do mês.

A iniciativa, que funciona desde abril, passou de projeto-piloto para projeto-modelo. O local ganhou sala de leitura com 10 mil exemplares de livros e mais 200 vagas foram abertas. Mas a principal novidade foi o anúncio da criação de mais dois novos pólos do centro na região.

De acordo com o idealizador do núcleo, o padre Waldeci Ferreira, de 50 anos, da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, as comunidades atendidas serão as do Jardim Peri Alto, na região da Vila Nova Cachoeirinha, e do Parque Edu Chaves. Ao todo, haverá 300 vagas em cada novo centro.

VISIBILIDADE

Os prédios que vão abrigar as escolas ainda não foram escolhidos. Mesmo assim, o pároco espera que até setembro deste ano os programas de Hotelaria, Moda, Auxiliar Administrativo, Ecoturismo, Ecomercado, Confeitaria, Assistente de Cozinha, Garçom e Garçonete, já estejam funcionando. ‘Estamos fazendo uma pesquisa de prédios públicos do governo disponíveis nessas regiões. A partir do momento que tivermos o local, já poderemos começar a pôr em prática o projeto’, garante o religioso.

A oficialização do projeto foi essencial para o sucesso da iniciativa. ‘Tomou uma visibilidade diferente. A população não acreditava que o governador viria e ele veio’, afirma. Para o padre, o reconhecimento do trabalho comunitário é de suma importância. ‘Isso me dá muita alegria. É o resultado da persistência, da luta, de acreditar que as coisas são possíveis.’

Com as novas salas de aula, o projeto também vai passar a criar empregos na região. Ao todo cerca de 40 profissionais serão contratados, entre assistentes sociais e pedagogos. Inicialmente, os novos pólos devem ser restritos às aulas de capacitação profissional. Mas a idéia é de que, com o tempo, os espaços também possam acolher aulas de artes, dança, música, alfabetização, ginástica, caratê para adultos e também para a terceira idade, como ocorre no núcleo do Parque Novo Mundo.

O principal objetivo das aulas não é apenas servir como ponte para o emprego, mas formar pessoas capazes de gerar renda própria. ‘Queremos fazê-los perceber que há outros meios de crescer e buscar a manutenção, como a criação de cooperativas’, diz o padre. Um exemplo é o curso de Moda. ‘As meninas já produzem tendo em vista um trabalho conjunto.’

BIBLIOTECA

Inaugurada no dia 4, a sala de leitura, com 10 mil exemplares de livros, já tem agradado aos moradores das imediações. ‘Os jovens estão emprestando livros. Alguns contam que antes tinham de ir até a Vila Maria Alta para pegar as edições. Mas agora, com a sala nova, ficou tudo mais fácil.’ Professores do Centro de Assistência Social Para um Novo Mundo também estão aproveitando o espaço para atividades didáticas. Aulas de Língua Portuguesa já foram feitas no local para estimular o interesse dos estudantes pelos livros.