Centro produtivo é inaugurado em Engenheiro Coelho

Jornal Todo Dia - Americana - Terça-feira, 1º de junho de 2004

ter, 01/06/2004 - 9h11 | Do Portal do Governo

Da Redação – Engenheiro Coelho

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antônio Duarte Nogueira Júnior, e o prefeito, José Otávio Scholl (PSDB), inauguraram ontem à tarde um Centro de Produção de Borbulhas (enxerto que imita uma semente de mudas de laranja). O Centro de Borbulhas, localizado num barracão na Rua João Berton s/nº, no Centro, foi construído com recursos do governo estadual. Os investimentos foram de R$ 60 mil. A produção de borbulhas será feita por meio de material genético.

O Centro de Produção de Borbulhas terá capacidade de produzir um milhão de unidades por ano. Serão repassados a preço de custo para os 15 produtores de mudas do município. Juntos, eles produzem 1,5 milhão de mudas ao ano. No mercado, a borbulha custa R$ 0,20. Na macrorregião, existem outros três centros como esse: Limeira, Cordeirópolis e Araras. Em Engenheiro Coelho, o Centro será administrado pela Associação dos Produtores de Mudas.

RASTREAMENTO

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento da cidade, o engenheiro agrônomo Marcos Forner, com a produção de borbulhas em Engenheiro Coelho, município caracterizado pela cultura agrícola, em especial a laranja, vai ser possível rastrear, a partir de agora, todo o ciclo da laranja, desde a o trabalho de enxerto até a colheita da fruta.

“A qualidade das borbulhas poderá certificar-se nas mudas e nos frutos”, salienta. “Quem ganha com isso são os produtores de laranja, que produzirão frutos de qualidade certificada”, acrescentou Nogueira Júnior.