Central on-line começa a monitorar poluição

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 28 de setembro de 2004

ter, 28/09/2004 - 9h48 | Do Portal do Governo

Da Sucursal de Cubatão

O presidente da Cetesb, Rubens Lara, coloca em operação hoje, às 9h30, na sede da regional da estatal em Cubatão o sistema mais avançado de controle da poluição industrial em toda a América Latina: uma central de monitoramento on-line que avalia em tempo real as condições de controle das emissões de poluentes das principais unidades industriais da Refinaria Presidente Bernardes-Cubatão (RPBC) e da Cosipa.

Lara também inaugura, no Vale do Rio Mogi, uma nova estação telemétrica que medirá os poluentes existentes no ar da região do Jardim São Marcos, próximo à fábrica da Ultrafertil.

A Central de Monitoramento, construída pela Petrobras e que ficará na sede da regional da Cetesb (Rua Salgado Filho, 353, no Jardim Costa e Silva), será inaugurada às 9h30. A inauguração da estação telemétrica de monitoramento do ar no Vale do Mogi ocorrerá às 10h30.

O monitoramento em tempo real será feito na Cosipa (medindo as emissões de material particulado na Unidade de Coqueria).

Na refinaria, o equipamento medirá as emissões de material particulado e monóxido de carbono (CO) da Unidade de Craqueamento Catalítico Fluído; de dióxido de enxofre (SO2) na Unidade de Recuperação de Enxofre e o teor de enxofre total no sistema de queima de gás combustível.

Estação

O monitoramento será estendido em 2007 à Unidade de Nitrato de Amônio da Fosfértil (antiga Ultrafértil) para o acompanhamento das emissões de MP e amônia.

Sensores instalados nessas fontes de emissão das indústrias enviarão instantaneamente dados para a Central de Monitoramento da Cetesb, permitindo que a poluição do ar do pólo petroquímico seja fiscalizada de forma ininterrupta.

Construída pela Cosipa, a Estação Telemétrica do Vale do Mogi (também em decorrência de um termo de ajustamento de conduta firmado com a agência ambiental), permitirá que a Cetesb passe a dispor de informações mais abrangentes sobre a qualidade do ar em Cubatão. A nova estação, localizada no Vale do Rio Mogi, vai gerar dados de uma área próxima à encosta da Serra do Mar, proporcionando informações diversas das que são produzidas pelas estações da Vila Parisi, situada junto às indústrias, e Centro, na área urbana da cidade.