CDP de Caraguá vai custar R$ 13,5 mi e terá capacidade para 768 detentos

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

qua, 15/12/2004 - 9h33 | Do Portal do Governo

Estado vistoria área na próxima semana antes de autorizar obra, que deve ser concluída no final de 2005

De Caraguatatuba

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) enviará na segunda ou terça-feira uma equipe técnica para vistoriar a área oferecida pelo prefeito eleito de Caraguatatuba, José Pereira de Aguilar (PSDB), para a construção do CDP (Centro de Detenção Provisória) do Litoral Norte.

A construção do CDP em Caraguá foi discutida ontem em São Paulo em um encontro entre o secretário Nagashi Furukawa, o prefeito eleito Aguilar e o delegado seccional João Barbosa Filho.

Também participaram da reunião Clotildes Vicente, diretora do Departamento de Engenharia da SAP, e um representante da CPOS (Companhia Paulista de Obras e Serviços).

Por meio de sua assessoria de imprensa, Furukawa informou que considera importante a construção do CDP em Caraguá porque a unidade irá regularizar a situação carcerária na região.

Segundo o secretário, caso a área oferecida seja adequada para a construção do CDP, a obra deverá ser concluída até o final do próximo ano. O CDP previsto para o Litoral Norte terá capacidade para 768 presos.

Aguilar disse que a SAP necessita de uma área com 24 mil metros quadrados para construir o CDP. A área oferecida pela prefeitura possui 87 mil metros quadrados. Segundo Aguilar, caso os técnicos aprovem o local, a área será doada ao Estado para a construção do centro de detenção. O terreno está localizado a 14 km do centro, no bairro do Rio Claro.

‘Não dá mais para adiar essa decisão. Temos que contar com um CDP para aliviar a situação de nossas cadeias. O CDP, além de garantir mais segurança à população, também beneficiará os presos e seus familiares’, disse Aguilar.

O prefeito eleito informou ainda que Furukawa avaliou em R$ 13,5 milhões os investimentos necessários para a construção do CDP em Caraguá. O prefeito eleito afirmou que pretende utilizar o ISS (Imposto Sobre Serviços) referente à obra na construção de uma escola e uma creche para atender aos bairros do Olaria e Casa Branca.

POSITIVO – O delegado seccional considerou positiva a reunião de ontem. ‘Estamos caminhando para viabilizar o CDP do Litoral Norte, uma necessidade para a nossa região’, afirmou.

Segundo Barbosa Filho, hoje existem 287 presos nas cadeias da região, além dos presos transferidos para os CDPs do Vale do Paraíba.

Segundo ele, a cadeia pública de Caraguá está interditada pela Justiça e não pode mais receber presos. Já a cadeia de São Sebastião está superlotada. ‘O CDP irá normalizar a situação carcerária no Litoral Norte’, disse.

O delegado aproveitou a reunião para solicitar a transferências de presos das cadeias da região antes do início da temporada de verão.