CDHU vai inaugurar casas modelos em Pompéia e Tupã

Diário de Tupã

seg, 29/06/2009 - 9h14 | Do Portal do Governo

Amanhã, sábado, 27 de junho, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) irá inaugurar as primeiras casas-modelo da região de Marília. O secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair Krähenbühl, apresentará os imóveis construídos nos municípios de Pompéia, às 9 horas, e Tupã, às 10h30 min. Neste último, a Companhia também realizará sorteio de 135 unidades no município.

A casa de Pompéia foi construída no empreendimento Pompéia C2, localizado na Avenida Nestor de Barros, s/nº. A CDHU está investindo R$ 3,3 milhões no conjunto que possuirá 173 imóveis de dois dormitórios. Em Tupã, o secretário Lair Krähenbühl inaugura a casa-modelo no Conjunto Habitacional “José Feliciano”. Neste conjunto, a CDHU está investindo R$ 8,4 milhões. Das 135 casas do empreendimento, 68 tem três dormitórios.

As casas modelos que serão apresentadas fazem parte da nova metodologia adotada nos empreendimentos da CDHU, que prevê unidade experimental para servir de padrão para as demais. Os projetos incorporam uma série de inovações introduzidas nas habitações pela atual gestão da Companhia, como imóveis com três dormitórios, pé-direito ampliado de 2,4 para 2,6 metros, aquecedor solar, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos na cozinha e banheiro, laje, abrigo para botijão de gás, cobertura de área de serviço e muros divisórios.

As mudanças adotadas são frutos do aperfeiçoamento das técnicas de construção desenvolvidas pela atual gestão da Companhia. Uma pesquisa realizada pelo Ibope em 2007 sobre as expectativas da população de baixa renda em relação à moradia, apontou o terceiro dormitório como um dos principais itens desejados. A inclusão de plantas com três quartos trará uma série de benefícios para a qualidade de vida como, por exemplo, a diminuição do índice de morbidade gerada pela aglomeração de pessoas e a redução da defasagem escolar, uma vez que as crianças terão mais espaço e conforto para estudar.