CDHU vai exigir madeira certificada

O Estado de S.Paulo - Quarta-feira, 19 de setembro de 2007

qua, 19/09/2007 - 14h18 | Do Portal do Governo

O Estado de S.Paulo

Grande consumidor de madeira em obras licitadas, o governo de São Paulo deve assinar nesta semana um protocolo de intenções com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), que utiliza o material na construções de casas populares, para que o órgão se certifique da procedência do material antes de comprá-lo. Termos semelhantes devem ser assinados com outros órgãos. O tema também será incluído no sistema de gerenciamento de compras públicas do Estado.

A medida visa a combater a entrada ilegal de madeira da Amazônia no Estado, principal consumidor interno. “É, precisamos fazer a lição de casa”, admite o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. Ontem, uma ação em oito pontos na divisa deu início à tentativa de conter a entrada do material no Estado. “O preço vai subir e pode faltar madeira certificada”, diz Graziano.

O primeiro dia da Operação Primavera terminou com apenas uma apreensão, em Presidente Epitácio, após 324 vistorias. O documento de transporte indicava menos madeira do que havia no caminhão. O motorista foi multado em RS$ 17 mil e liberado.